Notícias

Estágios científicos no CESNOVA acolheram alunos do ensino secundário


Sete alunos do ensino secundário de escolas da área de Lisboa e Vale do Tejo participaram nos Estágios Científicos do CESNOVA.

De 2 a 15 de julho de 2013 - Duas semanas para a preparação de projetos de investigação, integrados nos grupos de trabalho do CESNOVA.

Estágios integrados no Programa 'Ocupação científica de jovens nas férias', apoiado pela Ciência Viva.

 

 

 

Durante duas semanas, de 2 a 15 de julho de 2013, sete alunos de escolas secundários da região de Lisboa desenvolveram breves projetos de investigação científica, integrados nos grupos de trabalho do CESNOVA.

Como tudo aconteceu?

A primeira semana destes estágios os alunos participaram em workshops temáticos preparados por investigadores do CESNOVA, desde uma introdução à Sociologia e à análise dos fenómenos sociais, passando por sessões práticas sobre como fazer um inquérito, como analisar projeções demográficas e sessões transversais sobre comunicação de ciência. 

Na segunda semana os alunos puderam iniciar os seus projetos de investigação, segundo os temas propostos e para os quais se inscreveram semanas antes.

Que estágios foram organizados?

- Ética e Responsabilidade Social para jovens investigadores, da responsabilidade da investigadora Mónica Freitas;

- Onde param as mulheres? Uma incursão pelos estudos de género, da responsabilidade da investigadora Isabel Lousada;

- Vem ser editor numa revista! Estágio no Forum Sociológico, da responsabilidade dos investigadores Patrícia Pereira e Luís Gouveia.

WORKSHOP CESNOVA

E porque tão importante quanto a realização do projeto de investigação é a comunicação dos resultados obtidos, os alunos foram convidados a dinamizar um WORKSHOP CESNOVA especial, dedicado à apresentação das atividades desenvolvidas em cada estágio.

E para o ano, é para repetir?

Sendo já o segundo ano em que o CESNOVA organiza estágios científicos para alunos do secundário, torna-se claro que a iniciativa é uma mais-valia para o centro, para os investigadores que aqui podem contactar com alunos mais jovens, com outras expectativas e motivações, com pouca experiência em investigação e mesmo sobre a área das ciências sociais, tornando os estágios em momentos desafiantes e criativos. Para os alunos estagiários, o contacto, muitas vezes pela primeira vez, com a prática de investigação científica, com a Sociologia e com a própria FCSH-UNL é uma porta aberta para vivenciarem o quotidiano do ensino superior, para onde pretendem ingressar num futuro próximo.

Alunos participantes:

Adriana Vanessa Ferreira Duarte
Ana Filipa Morais Matos
Ana Rita Ferreira Santos Inácio Valente
Diogo Condesso
João Miguel Calisto Safara
Raquel Alexandra Oliveira Marques
Rita Alves Esperança Muñoz
Tiago Costa

Investigadores participantes:

Ana Dourado
Clara Vital
Cláudia Cambraia
Cláudia Urbano
Helena Barbas
Isabel Lousada
Luís Gouveia
Maria João Bárrios
Mónica Freitas
Patrícia Pereira
Paulo Machado
Susana Batista
Teresa Pimentel

Cartaz da iniciativa

Descrição dos estágios propostos

foto1

 

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play