Organização

São órgãos do CESNOVA o Conselho Científico, a Direcção, o Director, a Assembleia-Geral de Investigadores e a Comissão Externa de Acompanhamento Científico.

O CESNOVA é uma unidade de investigação estruturada em quatro grupos de trabalho nos quais os investigadores desenvolvem os seus projectos e actividades com autonomia mas respeitando o interesse comum da unidade.


Cada um destes grupos de trabalho desenvolve investigação em torno de várias linhas temáticas, de acordo com sua perspectiva geral, teórica e epistemológica:


Grupo de Trabalho 1: Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada

  1. Migrações
  2. Estudos Políticos
  3. ESCXEL - Rede de Escolas de Excelência
  4. Colonialismo e Imperialismo

 

Grupo de Trabalho 2:  Políticas Públicas e Responsabilidade Social

  1. Consumo de Drogas e Atitudes em Relação à Droga
  2. Processos e Recursos Educativos
  3. Políticas Sociais, Pobreza e Desigualdades
  4. Espaço e Relações Sociais



Grupo de Trabalho 3: Mundos Sociais, Trajectórias e Mobilidades

  1. Saúde, Socialização e Ciclos de Vida
  2. Dinâmicas Urbanas, do Território e Ambiente
  3. Trabalho, Profissões e Estilos de Vida

 

Grupo de Trabalho 4: Dinâmicas, Identidades e Acção Social

  1. Violência e Género
  2. Liderança e Apoio à Tomada de Decisão
  3. Estudos da Mulher

 

Cada linha temática funciona como um foco para gerar e discutir projectos de pesquisa e respectivos resultados.


Nenhum tema ou grupo de trabalho desenvolve a sua actividade de forma isolada. Qualquer investigador pode pertencer a mais do que um grupo de trabalho, linha temática ou participar em vários projectos.

Esta organização permite uma maior coerência para colaborações e equipas de investigação, bem como para fins administrativos.

 

Funcionamento

Cada Grupo é representado pelo seu Coordenador na Direcção que é presidida pelo Director, responsável pela gestão corrente da unidade.

O Conselho Científico é composto pelos investigadores integrados do CesNova e é responsável por todos os assuntos estatutários bem como pela definição da orientação da unidade e pela eleição do Director de entre os seus pares.


Dentro das directrizes globais estratégicas definidas pelo Conselho Científico e geridas pela Direcção, cada Grupo de Trabalho dispõe de ampla autonomia para desenvolver as suas linhas temáticas e para utilizar os recursos provenientes do financiamento base e dos projectos.


Além da iniciativa dos investigadores cabe ao Conselho Directivo e ao Conselho Científico fomentar a colaboração entre os grupos de trabalho onde as convergências temáticas possam beneficiar de abordagens plurais em projectos específicos.

 

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play