Projecto
Procurar no texto: | ESCXEL: rede de escolas de excelência |
Coordenador: | José David Gomes Justino |
Investigadores: | Eva Patrícia Duarte Gonçalves Luísa Franco Rui Manuel Leitão da Silva Santos Susana Paiva Moreira Batista Teresa Maria dos Santos Pimentel |
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA: | José António Tenedório |
Resumo: | Recorremos à definição de Excelência de Aristóteles – “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito” para clarificar que a nossa missão é elevar todos os alunos no seu desempenho trabalhando com todos aqueles que fazem parte das “nossas” escolas ESCXEL, numa constante e persistente busca de melhores soluções, melhores processos e melhores desempenhos que sejam consistentes com o potencial que cada aluno, cada escola e que cada comunidade demonstra ter. Continuamos a considerar que a responsabilidade dessa procura constante de melhorar, para nós a excelência educativa, não é da única responsabilidade das escolas e professores. É uma responsabilidade de toda a comunidade escolar alargada, onde estão também incluídos as famílias, as autarquias, as empresas, as instituições de solidariedade social, os meios de comunicação, os investigadores, os próprios alunos, entre muitos outros que possam trazer mais-valias para as escolas. A Rede ESCXEL funciona como uma parceria entre os investigadores do projeto ESCXEL, os Municípios da Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei e os seus Agrupamentos escolares e Escolas não agrupadas do ensino público, num total de 40. Terminada a primeira fase do projeto (2008/2009 – 2011/2012), e após realizada uma avaliação por todos os intervenientes no projeto, as entidades financiadoras decidiram avançar para a segunda fase de implementação na qual, tendo em conta o trabalho desenvolvido e a experiência acumulada da primeira fase e, como não pode deixar de ser, de acordo com as tendências observadas na educação e nos sistemas educativos, que estão descritas no ponto seguinte, nos propomos atingir os seguintes objetivos: 1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações: - Dar formação sobre a construção dos projetos educativos no seguimento do Manual já publicado pela Rede; - Criar modelos de monitorização e autoavaliação promovendo a criação de indicadores e benchmarks; - Identificar e difundir “boas práticas” através da realização dos Seminários concelhios; - Testar e monitorizar novos modelos de organização escolar, nomeadamente na constituição de turmas. 2. Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais: -Recolher e produzir informação sobre as escolas e contextos envolventes; - Construir indicadores que ponderem a análise e a comparação dos resultados escolares em função dos contextos socioeconómicos; - Utilizar esta informação para o planeamento das redes escolares locais, nomeadamente na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Educativo. 3. Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede: - Mapear a oferta existente nas escolas da Rede; - Equacionar as necessidades de mercado de trabalho e as expetativas de alunos e famílias; - Avaliar este subsistema e desenvolver estratégias que contribuam para a sua melhoria. 4. Dar continuidade à qualificação das aprendizagens com especial atenção à focagem nas práticas de sala de aula. 5. Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais: - Publicar em forma de artigo os resultados científicos, em revistas nacionais e internacionais; - Desenvolver teses de mestrado e doutoramento resultantes do trabalho no projeto. 6. Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo. 7. Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido. |
Palavras-chave: | |
Grupos de Trabalho: | GT1 - Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada, |
Data de ínicio: | 2008 |
Previsão de fim: | 2017 |
Parcerias: | - Câmara Municipal da Amadora Agrupamento Alfornelos Agrupamento Almeida Garrett Agrupamento Cardoso Lopes Agrupamento Amadora Oeste Agrupamento D. João V Agrupamento Damaia Agrupamento Dr. Azevedo Neves Agrupamento José Cardoso Pires Agrupamento Mães d’Água Agrupamento Miguel Torga Agrupamento Pioneiros da Aviação Portuguesa Agrupamento Amadora 3 - Câmara Municipal da Batalha Agrupamento de Escolas da Batalha - Câmara Municipal de Castelo Branco Agrupamento Afonso de Paiva Agrupamento Amato Lusitano Agrupamento Nuno Álvares Agrupamento José Sanches-São Vicente - Câmara Municipal de Constância Agrupamento de Escolas de Constância - Câmara Municipal de Loulé Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco Agrupamento de Escolas Padre Coelho Cabanita Agrupamento de Escolas Almancil Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola Secundária de Loulé - Câmara Municipal de Mação Agrupamento de Escolas Verde Horizonte - Câmara Municipal de Oeiras Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro Agrupamento de Escolas de Carnaxide Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela Agrupamento de Escolas de Santa Catarina Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos Agrupamento de Escolas de São Bruno Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras Agrupamento de Escolas São Julião da Barra Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas Agrupamento de Escolas de Miraflores - Escola Secundária com 3º ciclo Quinta do Marquês - Câmara Municipal do Sardoal Agrupamento de Escolas do Sardoal - Câmara Municipal de Vila de Rei Agrupamento de Escolas de Vila de Rei |
Entidades Financiadoras: | - Câmara Municipal da Amadora - Câmara Municipal da Batalha - Câmara Municipal de Castelo Branco - Câmara Municipal de Constância - Câmara Municipal de Loulé - Câmara Municipal de Mação - Câmara Municipal de Oeiras - Câmara Municipal do Sardoal - Câmara Municipal de Vila de Rei |
04 de Abril 2014