Projecto

Procurar no texto: A Pé para a Escola: Gestão da Mobilidade Sustentável em Comunidades Escolares
Coordenador: Francisco Paulo Viana Lima da Costa
Investigadores:
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

David Carvalho

Equipa da CM-Barreiro:

Ana Cristina Silva

João Lopes

João Marques

Milton Gomes

Pedro Nogueira


Equipa da CM-Loures:

Conceição Bandarrinha

Elisa Santos

Margarida Oliveira

Marta Rosa
 

Resumo:

Gestão da Mobilidade (GM) é um conceito que pretende promover o transporte sustentável e gerir a procura da utilização do automóvel, alterando atitudes e comportamentos. Baseia-se em medidas (como a informação e comunicação, a organização de serviços e a coordenação de actividades de diferentes parceiros) que reforçam a eficácia de medidas físicas no âmbito do transporte urbano. As medidas de GM, em contraste com as medidas físicas, não exigem necessariamente avultados investimentos financeiros e podem ter um elevado rácio custo-benefício.
Nos últimos anos, depois de soluções baseadas na oferta de transportes, considera-se fundamental intervir na gestão da procura de transportes, isto é, na alteração de percepções e comportamentos de viagem.
O objectivo deste projecto é, através de uma metodologia de investigação-acção, promover a sensibilização e mudança comportamental dos alunos de uma comunidade escolar e, com medidas de GM, contribuir para aumentar as deslocações a pé dos alunos, através do envolvimento da escola e de agentes institucionais relevantes, como as juntas de freguesia, câmaras municipais, forças de segurança pública e outras instituições locais.
Uma estratégia comparativa decorre da selecção de diferentes comunidades escolares nos municípios participantes (Barreiro e Loures).

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT1 - Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada,
Data de ínicio: Fevereiro de 2010
Previsão de fim: Novembro de 2011
Parcerias:

CesNova, FCSH-UNL

Câmara Municipal de Loures

Câmara Municipal do Barreiro

Entidades Financiadoras:

Fundação Calouste Gulbenkian

13 de Setembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play