Projecto

Procurar no texto: Inclusão e participação digital. Comparação das trajectórias de uso dos media digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos da América
Coordenador:
Investigadores: José Alberto de Vasconcelos Simões
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

Investigador Responsável: Cristina Ponte

Joseph Straubhaar (Vice-coordenador)

José Azevedo (Vice-coordenador)

 

PORTUGAL
Investigadores seniores
· Ana Isabel Veloso, Universidade de Aveiro

· Anabela de Sousa Lopes, Escola Superior de Comunicação Social

· Armando Malheiro, Universidade do Porto

· Carla Ganito, Universidade Católica

· Fernanda Martins, Universidade do Porto

· Isabel Dias, Universidade do Porto

· Isabel Ferin Cunha, Universidade de Coimbra

· José Alberto Simões, Universidade Nova de Lisboa

· Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro

· Luísa Aires, Universidade Aberta

· Óscar Mealha, Universidade de Aveiro

· Ricardo Campos, Universidade Aberta

 

Mestres
· Ana Jorge, Universidade Nova de Lisboa

· Ana Melro, Universidade Aberta

· Conceição Costa, Universidade Lusófona

· Daniel Meirinho, Universidade Nova de Lisboa

· Fernanda Castilho, Universidade de Coimbra

· Ilda Fortes, Universidade de Coimbra

· Joana Duarte Correia, Universidade Aberta

· Kárita Francisco, Universidade Nova de Lisboa

· Manuela Pinto, Universidade do Porto

· Maria José Brites, Universidade Nova de Lisboa

· Marta Dias Neves, Universidade Nova de Lisboa

· Rita Santos, Universidade do Porto

 
Bolseiros de investigação
· Luciana Fernandes

· Magda Sofia Roberto

· Marta Neves

· Welma Pereira

 

EUA
Investigadores seniores
· Viviana Rojas, University of Texas at Austin

· Wenhong Chen, University of Texas at Austin

· Nadine Spence, University of Texas at Austin


Mestres
· Jeremiah Spence, University of Texas at Austin 

· Teresa Correa, University of Texas at Austin

· Laura Dixon, University of Texas at Austin

· Eliot Chayt, University of Texas at Austin

· Suart Davis, University of Texas at Austin

· Dean Graber, University of Texas at Austin

· Jacqueline Vickery, University of Texas at Austin

· Alex Cho, University of Texas at Austin

· Ikram Toumi, University of Texas at Austin

· Paul Alonso, University of Texas at Austin

· Vijay Parathsarathy, University of Texas at Austin

· Ji-Hyun Ahn, University of Texas at Austin

· Leo Cardoso, University of Texas at Austin

· Shih Hsiu, University of Texas at Austin

· Gabino Iglesias, University of Texas at Austin

· Karen Lee, University of Texas at Austin

· Monique Ribeiro, University of Texas at Austin

Resumo:

Objectivos principais

1.Compreender as condições e tendências para o acesso e apropriação pelos utilizadores e não utilizadores dos media digitais.
2. Promover investigação comparativa e educação avançada nos media digitais.
3. Contribuir para que as indústrias digitais os decisores de políticas digitais e agentes sociais possam intervir em comunidades (incluindo professores) compreender as práticas e entendimentos dos utilizadores (e não utilizadores) dos media digitais.
4. Disseminar recomendações relevantes para o desenvolvimento de iniciativas para a inclusão e participação digital e contribuir para o debate público sobre a inclusão.

Portugal: Condicionantes à inclusão social

Nas sociedades com acesso aos novos media discute-se o fosso digital, entre gerações e entre grupos sociais maioritários e minoritários. Em Portugal as diferenças culturais e educacionais e os níveis de literacia digital distinguem o acesso e uso destes meios por parte de adultos e crianças, sendo que estas se destacam por um maior domínio destes meios, ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus (Hasebrink et al., 2008). Para isto contribui a baixa escolaridade da maioria dos adultos portugueses, o acolhimento de imigrantes com distintas origens, o diferente acesso e uso dos meios digitais entre crianças, a hegemonia da televisão entre os familiares mais velhos e as diferenças entre as práticas digitais de crianças e jovens e as dos seus pais.
Estes contextos devem ser tidos em conta não só na definição de políticas de inclusão digital mas também pelas indústrias dos media.

Site

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 2009
Previsão de fim: 2011
Parcerias:

FCSH: CIMJ e CesNova

Universidade do Porto: CETAC MEDIA

University of Texas at Austin

 

Entidades Financiadoras:

FCT, Programa Portugal-UTAustin (UT-Austin/CD/016/2008)

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play