Projecto

Procurar no texto: EU Kids Online II. Enhancing knowledge regarding European children’s use, risk and safety online
Coordenador:
Investigadores: José Alberto de Vasconcelos Simões
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

Coordenação geral: Sonia Livingstone e Leslie Hadden, London School of Economics, UK

Coordenação da equipa portuguesa: Cristina Ponte (Centro de Investigação Media e Jornalismo/CIMJ, FCSH-UNL)
 

Outros membros da equipa portuguesa:

Ana Jorge (Centro de Investigação Media e Jornalismo/CIMJ, FCSH-UNL)

Daniel Cardoso (Centro de Investigação Media e Jornalismo/CIMJ, FCSH-UNL)
 

Resumo:

Portugal participa no estudo do projecto EU Kids Online II, que inquiriu, na Primavera de 2010, 1000 crianças e jovens entre os 9 e 16 anos e um dos seus pais em cada um dos 25 países europeus sobre riscos e segurança online (25000 crianças e 25000 adultos).

O Projecto vem no seguimento do EU Kids Online (2006-2009), que analisou a pesquisa sobre os usos da Internet, telemóvel e outras tecnologias em linha por parte de crianças.

Com uma abordagem centrada na criança, comparativa, crítica e contextual, o questionário contém perguntas sobre o uso da internet pela criança, a sua literacia digital e capacidade de lidar com os riscos, as suas percepções e práticas de segurança. Estes resultados serão sistematicamente comparados com as percepções e as práticas dos seus pais.

 

Site EU Kids Online II Portugal

Site Internacional

Palavras-chave: Crianças; Internet
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 2009
Previsão de fim: 2011
Parcerias:

London School of Economics (Instituição Principal)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Rede Internacional EU Kids Online

Entidades Financiadoras:

Comissão Europeia (Safer Internet Programme)

(SIP-KEP-321803 EU Kids Online II)
 

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play