Projecto

Procurar no texto: Trabalho em tempos de crise: factores e estratégias de inserção profissional entre graduados do ensino superior
Coordenador: Luís Miguel da Silva de Almeida Chaves
Investigadores: João Afonso de Bivar Sedas Nunes
Paula Cristina Olivença Reis
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

Mariana Gaio Alves (Faculdade de Ciências e Tecnologia; UNL)

Paula Urze (Faculdade de Ciências e Tecnologia;UNL)

Pedro Portugal (Faculdade de Economia; UNL)

Sónia Castro Félix (Faculdade de Economia; UNL)

Resumo:

Para um conhecimento da inserção profissional dos diplomados em Portugal identificamos, hoje em dia, 3 tipos de problemas principais: grande escassez de dados quantitativos, à escala nacional, sobre a situação profissional dos diplomados; ausência de instrumentos de inquirição comuns aos diferentes estabelecimentos de ensino que permitam a acumulação de informação e a comparação entre escolas e cursos (uma vez que são as próprias escolas que procedem a esses apuramentos) e, finalmente, um levantamento dos aspectos subjectivos que marcam a transição para o trabalho, ou seja, das expectativas profissionais que os diplomados transportam e da avaliação que fazem da sua situação profissional concreta, em face da possibilidade que esta lhes concede de concretizarem essas expectativas.
A investigação premiada pretende contribuir decisivamente para a supressão destes problemas e lacunas. Tem como grande objectivo produzir informações rigorosas sobre a situação perante o trabalho dos alunos da UNL, analisando as condicionantes que facilitam/dificultam o acesso desses diplomados ao mercado de trabalho e a sua manutenção num “estado de empregabilidade”, assim como o modo como se constituíram e evoluíram as suas expectativas profissionais.
Para este efeito, a equipa de investigação complementará informação que vem sendo colhida com recurso a metodologias quantitativas no âmbito do Observatório de Inserção da UNL com dados resultantes de 40 entrevistas realizadas a diplomados da mesma universidade. Estas entrevistas destinam-se a apurar informação qualitativa acerca da inserção profissional (dificuldades de inserção incluídas) desses diplomados. Outras 40 entrevistas serão distribuídas entre empregadores e gestores; empresas de consultoria e gestão de recursos humanos, e representantes de ordens e/ou associações profissionais (Ordem dos Engenheiros, Médicos, Advogados, etc.). Procurar-se-á objectivar os factores que, na visão desses agentes, favorecem, dificultam ou interditam o recrutamento de diplomados.
Graças à conjugação destes dois tipos de informação – quantitativa e qualitativa – será possível ir muito longe na produção de conhecimento substantivo acerca dos factores propulsores e facilitadores da inserção, analisando-se a importância relativa de aspectos como o curso, as classificações finais obtidas, os recursos familiares e relacionais, mas também o papel das competências formais e informais adquiridas durante e após a obtenção do título superior. Por fim, analisar-se-ão os próprios modelos pedagógicos adoptados durante a formação académica, aferindo da sua maior ou menor adequação às exigências do mercado de trabalho.
O projecto pretende ainda constituir uma rede de universidades e de centros de investigação portugueses que trabalham a temática da inserção profissional de diplomados, conectando essa rede no plano internacional. Assim, durante o seu período de vigência, a equipa desenvolverá um esforço criterioso de selecção dos parceiros nacionais e internacionais, desenhando as propostas de cooperação e de trabalho conjunto. Este esforço será pontuado por dois encontros científicos e um seminário.
 

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 01 de Maio de 2011
Previsão de fim: 30 de Abril de 2013
Parcerias:

CESNOVA, FCSH-UNL

UIED, FCT-UNL

INOVA, FE-UNL

Entidades Financiadoras:

Banco Santander-Totta

Santander Totta /UNL Scientific Merit Award 2010

10 de Julho 2014

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play