Projecto

Procurar no texto: Moda, género e feminismo
Coordenador:
Investigadores: Cristina Maria Leitão Duarte
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

Com um foco sobre cada um dos fenómenos sociais enunciados no título - género, moda e feminismo - pretendo estudar, analisar e compreender as suas relações à luz dos vários conteúdos disciplinares convocados neste projecto de investigação - a sociologia da moda, a sociologia do conhecimento e da cultura, os estudos de género e a teoria feminista –, que visa a produção de conhecimento científico sobre cada um dos fenómenos estudados,  mediante uma convergência interdisciplinar, uma articulação teórica, uma pesquisa e levantamento de dados, e uma perspectiva abrangente do ponto vista histórico. Pretende-se aqui fazer também uma leitura do movimento feminista e das suas vagas, na relação com a sociedade portuguesa, em vários níveis socio-temporais de actuação que nos levam até no início do século XX à Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e ao seu orgão «A Mulher e a Criança», ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947), ao Grupo Português de Estudos Feministas, entre vários orgãos de comunicação social onde se destacam crónicas assinadas por activistas do feminismo como, por exemplo, Virgínia Quaresma (1882-1973), Maria Lamas (n.1893-1983) ou Elina Guimarães (n.1904-1991).

Esta tese de doutoramento tem por objectivo essencial gerar conhecimento científico através da observação e reflexão sobre a moda como fenómeno social e económico de grande importância, ao nível das representações sociais, e como veículo para a construção de papéis e de estereótipos de género. Havendo uma matriz feminina na moda, como a há no feminismo, como se teceram ao longo do século XX as relações entre género, moda e feminismo? – é esta a questão a que me proponho responder.
Interessa-me identificar o lugar de afirmação do corpo da mulher através da história do género, da democratização da moda nos anos 70 e do papel e da política do corpo, também na sua relação com os direitos humanos, bem como verificar o estado da arte na relação com a moda, com a construção do ‘eu’, e com os estudos sobre as mulheres. Será aqui feita uma análise comparativa entre realidades sociais, observáveis no mundo ocidental, visando a produção de novo conhecimento, tanto no plano nacional como internacional. Para tanto, explorarei várias dimensões, através do cruzamento entre conceitos operatórios, teorias sociológicas e do conhecimento, e bibliografia multidisciplinar, utilizando como princípio que a realidade é múltipla e os saberes misturam-se. Proponho uma abordagem ao fenómeno da moda numa perspectiva sociológica e de género, criando na minha análise pontos de intersecção com as vagas do feminismo. Ou seja, através de algumas unidades de análise, da construção de hipóteses, e do diálogo entre disciplinas, procurarei um novo modo dialéctico de teorizar a moda em Portugal.

Orientação: Professor Doutor Manuel Lisboa

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT4 - Dinâmicas, Identidades e Acção Social,
Data de ínicio: 2010
Previsão de fim: 2013
Parcerias:
Entidades Financiadoras:

Projecto de Doutoramento na FCSH-UNL com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/64454/2009)

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play