Projecto

Procurar no texto: Migrações e Ambiente. Imigrantes ambientais no contexto europeu
Coordenador:
Investigadores: Ana Inês Aires Mesquita Vieira Ferreira
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

O projecto de investigação tem como objectivo central contribuir para a clarificação e caracterização da existência e percursos de vida de imigrantes ambientais, valorizando o espaço europeu enquanto contexto de destino. Nesse sentido, o estudo compreende três dimensões de análise: a vulnerabilidade humana face a alterações ambientais; o fluxo migratório rumo à Europa, entre o sonho e a sobrevivência; e a presença de imigrantes ambientais nos contextos português e italiano. A terceira dimensão, alvo de exploração  empírica predominante, atende a questões de representação social, regularidade, género e ciclos de vida nesta tipologia de experiência migratória. O estudo, de orientação qualitativa e compreensiva, sustenta-se nas narrativas biográficas: através das histórias de vida dos seus protagonistas, potencia-se a identificação das suas circunstâncias de vida em primeira voz, contribuindo para a valorização e reconhecimento dos imigrantes ambientais, tanto no plano científico como na dimensão política e legislativa.

Orientação: Professora Doutora Iva Pires e Professor Doutor Luís Baptista

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 2011
Previsão de fim: 2014
Parcerias:
Entidades Financiadoras:

Projecto de Doutoramento em Ecologia Humana na FCSH-UNL, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/68730/2010)

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play