Projecto

Procurar no texto: A modernização, os êxodos e a convergência dos modelos alimentares
Coordenador:
Investigadores:
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

Investigação em co-tutela entre a EHESS e a FCSH, cujo tema incide sobre os impactos da modernização e êxodo rural/agrícola nos hábitos e identidades alimentares rurais. O objectivo principal visa um estudo comparativo do processo de estruturação das práticas alimentares de duas comunidades rurais, uma portuguesa, localizada no Alentejo e outra francesa, localizada na Bretanha.
Como ponto de partida temos uma primeira investigação, sujeito do DEA em Histoire et Civilisations, frequentado e concluído no ano lectivo 2003-2004 na EHESS e que constituiu uma análise histórico-sociológica das transformações das práticas alimentares da comunidade rural alentejana.
O presente projecto será a oportunidade para estabelecer uma análise comparativa entre o processo de modernização da alimentação nas duas comunidades seleccionadas e, cujas mudanças resultam das alterações da estrutura socio-económica, desencadeadas pelos movimentos migratórios, êxodo rural e agrícola, bem como pelas transformações contemporâneas do mercado internacional e mundial e livre circulação de bens e pessoas.

Orientador: José Resende

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 2005
Previsão de fim: 2012
Parcerias:

FCSH-UNL, Portugal

EHESS, França

 

Entidades Financiadoras:

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-MCTES)  Referência: SFRH/BD/23354/2005

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play