Projecto

Procurar no texto: Espaços Públicos e Práticas Lúdicas na Metrópole: Vivências e Usos do Território no Parque das Nações (projeto de doutoramento)
Coordenador: Ana Patrícia Faria Pereira
Investigadores:
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

A Expo’98 constituiu uma oportunidade para, através da requalificação da sua faixa ribeirinha oriental, redefinir simbolicamente a expansão metropolitana de Lisboa (Pujadas e Baptista, 2000). Consequentemente, o Parque das Nações tornou-se um novo espaço emblemático da metrópole, valorizado para residência de elites urbanas e instalação de comércio e serviços. Aparece também como um território cujos equipamentos culturais, e sobretudo os espaços públicos e zonas verdes bem cuidados se tornam atractivos para a realização de actividades culturais e de lazer de indivíduos das diferentes categorias populacionais características da nova morfologia social das cidades: residentes, trabalhadoras e utilizadoras (Martinotti, 1993).

Com este projecto pretende-se situar o Parque das Nações no contexto das actuais tendências nacionais e internacionais de transformação e expansão metropolitana, conhecer a sua morfologia física e as funcionalidades que nela se inscrevem. Caracterizar as populações que ali se entrecruzam, conhecer as diferentes formas como utilizam, de forma lúdica, os espaços públicos que constituem o território e as relações de sociabilidade que ali desenvolvem são outros dos objectivos deste trabalho.

Orientação: Luís Baptista, CESNOVA, FCSH e R. Timothy Sieber, University of Massachusetts - Boston

Terminado em Maio de 2013.

Tese: O Parque das Nações em Lisboa: uma montra da metrópole à beira-Tejo

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: Março de 2008
Previsão de fim: Maio de 2013
Parcerias:

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Instituição principal) e University of Massachusetts - Boston

Entidades Financiadoras:

Projecto de Doutoramento com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/37598/2007).

24 de Julho 2013

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play