Projecto

Procurar no texto: Turismo e Ludificação do Território: Praia de Carcavelos e Frentes de Mar na Linha de Cascais
Coordenador:
Investigadores: Pedro Miguel Carvalho Pacheco de Almeida
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

Na importância atribuída às cidades e aos fenómenos de metropolização dos território percebemos que desempenham um papel central e incontornável (Sassen, 2006; Soja, 2006) nas sociedades actuais. Encontramo-nos num avançado estádio de modernidade, onde informação e consumo pautam uma batuta societal inegável. No decorrer destes termos decidimos avançar com uma investigação em sociologia urbana, tendo como mote preocupações ancoradas nos fenómenos da ludificação dos territórios, do turismo e do quotidiano vivido em ambiente urbano (Barros, 2004; Holloway, 2006)
Como nosso objecto de estudo elegemos as Frentes de Mar na Linha de Cascais, particularizando o caso da Praia de Carcavelos. Com uma linha metodológica mais qualitativa, pretendemos compreender as representações sociais entre populações distintas (habitante, utente e turista) sobre um fenómeno de consumo que é o Turismo.

Orientador: Luís Baptista

Co-Orientador: João Pedro Silva Nunes (Dinâmia-CET, IUL)

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 2010
Previsão de fim: 2013
Parcerias:

CESNOVA, FCSH-UNL

Entidades Financiadoras:

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, MCTES)

Referência SFRH/BD/62409/2009

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play