Projecto

Procurar no texto: Percursos Escolares, Dinâmicas Sociais e Práticas de Literacia em Contexto Rural
Coordenador:
Investigadores: Maria Eduarda Basílio Rocha Simões
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:
Resumo:

O projeto “PERCURSOS ESCOLARES, DINÂMICAS SOCIAIS E PRÁTICAS DE LITERACIA EM CONTEXTO RURAL” tem por objetivo, uma análise de expectativas face ao trajeto escolar e à inserção no mercado de trabalho de uma geração de jovens nascidos entre os anos de 1985 e 1988, numa freguesia do Concelho de Ferreira do Zêzere.
Trata-se de uma abordagem compreensiva que visa relacionar uma análise de expectativas decorrentes de uma análise de representações sociais de práticas e estratégias educacionais mobilizadas em contexto familiar, com uma análise de expectativas formadas relativamente à escola, percursos escolares e vida futura. Simultaneamente, perspetiva-se identificar processos de atribuição causal que funcionam como dimensões das representações e como referenciais que se agregam às expectativas.
Este projeto, na sequência de trabalhos anteriores, procura dar continuidade a uma linha de investigação de âmbito diacrónico, com enquadramento na referida freguesia e inserida num arco de tempo decorrente entre o ano de 1888 e os dias de hoje, caracterizadora da especificidade educativa portuguesa.

 

Orientação: José David Gomes Justino

Palavras-chave: Expectativas, Representações Sociais, Atribuições Causais, Jovens e Famílias, Escola e Vida Futura, Inserção no Mercado de Trabalho.
Grupos de Trabalho: GT1 - Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada,
Data de ínicio: 01 de Outubro de 2008
Previsão de fim: 30 de Setembro de 2012
Parcerias:
Entidades Financiadoras:

Projecto de Doutoramento com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência – SFRH / BD 44528 / 2008)

18 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play