Projecto

Procurar no texto: A Escola e a Família, uma parceria ou uma simples aproximação? - Uma análise comparada de políticas e de resultados (provisório)
Coordenador:
Investigadores: Eva Patrícia Duarte Gonçalves
Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

Maria de Lurdes Rodrigues, CIES, ISCTE.

 

Resumo:

Nas últimas décadas, a participação e o envolvimento parental têm sido incentivadas como forma de motivar um maior sucesso escolar dos alunos (Coleman, 1990, Epstein, 2009). Esta crença instalada na sociedade atual, juntamente com as mudanças que a escola e as formas de constituição de família sofreram, tem vindo a provocar alterações nas interações que se constituem entre professores e famílias dos alunos.

Este projeto pretende estudar a interação escola-família em três fases distintas. Será realizada uma análise comparativa das políticas governativas de incentivo à interação entre a escola e a família de vários países, com o objetivo de tentar posicionar Portugal quanto à capacidade que se espera que as escolas tenham em integrar os pais dos seus alunos nas suas atividades pedagógicas e de gestão. Dessa análise macro, passamos para uma análise meso, fase durante a qual iremos tentar perceber de que forma as escolas se apropriam das políticas educativas nacionais e de como, com elas, constroem a sua estratégia de aproximação às famílias. Para além da visão estratégica da escola, e devido à grande autonomia profissional do professor, interessa-nos também a forma como os professores, mais propriamente o diretor de turma, aplicam as políticas educativas e as orientações de gestão das suas direções com as famílias dos seus alunos, tentando perceber a reinterpretação que cada ator faz do que essa interação deve ser e do papel que cada um deve representar.

 

Orientação: José David Gomes Justino

 

Palavras-chave:
Grupos de Trabalho: GT1 - Modernidade Portuguesa e Sociologia Histórica Comparada,
Data de ínicio: 2010
Previsão de fim: 2014
Parcerias:

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (instituição que atribui o grau) e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Entidades Financiadoras:

Projeto de Doutoramento com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/80072/2011)

 

17 de Dezembro 2012

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play