Projecto

Procurar no texto: Ensino superior e inserção profissional: uma incursão pelas trajetórias e disposições de jovens empreendedores
Coordenador: Rachel de Castro Almeida
Investigadores:

Investigadores Não Pertencentes ao CESNOVA:

Natália Alves (UL - IE)

Resumo:

O sistema de ensino superior tanto no Brasil quanto em Portugal vem passando por algumas transformações nas últimas décadas dentre as quais citamos a expansão do acesso e do número de instituições, a hierarquização social e acadêmica entre e no interior das instituições e o crescente processo de internacionalização. Além disso, no que tange o sistema de ensino superior português destaca-se recentemente uma notória recomendação das políticas, no quadro europeu, que dissemina dentro das instituições de ensino, do básico à universidade, iniciativas votadas ao desenvolvimento de atributos, competências e aspirações empreendedoras. Essas diretrizes políticas são apresentadas como alternativa para o processo de transição para a vida ativa, ou seja, para a inserção profissional, à medida que se acentuam as dificuldades enfrentadas diante de um mercado de trabalho cada vez mais instável e seletivo.

Procurando ancorar-se em experiências desenvolvidas e em curso, este projeto pós-doutoral estabelece um vínculo com dois trabalhos em andamento: o estudo “Transformações no Ensino superior Portugal-Brasil (1985-2009): uma perspectiva comparativa”, apoiado e financiado pela Capes (Brasil) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal) e a pesquisa “Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho” subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).

O projeto proposto criará um elo entre ambos os estudos supracitados, percorrendo dois objetivos: i) analisar as ações vinculadas ao empreendedorismo, promovidas no âmbito de duas das principais instituições de ensino superior públicas portuguesas - a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova e Lisboa, e ii) estudar o percurso de inserção profissional dos jovens graduados por essas universidades, que se distinguem por protagonizarem trajetórias empreendedoras, investigando as disposições que permeiam essas orientações.

A despeito de centrar-se em uma temática específica, o que se justifica em função da própria exequibilidade, entretanto, com o privilégio de sustentar-se em duas experiências prévias proeminentes e, consequentemente, de poder utilizar um modelo de análise do processo de inserção profissional apoiado em uma forte sustentação teórica, este projeto possibilita algumas respostas a uma questão social contemporânea fulcral – a avaliação sistemática e comparativa das trajetórias profissionais dos graduados. Assim, essa experiência representa uma forma de impulsionar o campo científico e institucional acerca dessas duas temáticas - “educação empreendedora” e “inserção profissional” - uma vez que as mesmas, no Brasil, até o momento, como detalhado neste documento, configuram um terreno ainda muito pouco explorado.

Co-Orientador - Miguel Chaves

Palavras-chave: Ensino Superior, Inserção profissional, Empreendedorismo
Grupos de Trabalho: GT3 - Mundos sociais, trajectórias e mobilidades,
Data de ínicio: 01 de Janeiro de 2012
Previsão de fim: 01 de Julho de 2013
Parcerias:

Entidades Financiadoras:

CAPES

21 de Dezembro 2012

 
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