Investigador

Antigos colaboradores

Cármen Liliana Ferreira Maciel

Contacto: carmenmaciel@fcsh.unl.pt

Formação académica:
Doutoramento em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2010. Ramo: Sociologia e Economia Históricas.Título da Dissertação: "A construção da comunidade lusófona a partir do antigo centro. Micro-comunidades e práticas da lusofonia". Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/13194/2003) sob a orientação da Professora Doutora Maria Margarida Marques. Classificação final: Aprovada por unanimidade com Muito Bom (Distinção e Louvor por maioria).
 
Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2002. Título da tese: “Lusotropicalismo e Lusofonia: duas versões poéticas da identidade portuguesa?”. Classificação final: 16 valores – qualificação de Bom com distinção.
 
Experiência profissional:
Desde 2012. Organizadora, coordenadora e professora no Curso de Verão “Oportunidades e desafios no domínio das produções culturais em língua portuguesa”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Desde 2011. Organizadora, coordenadora e professora no Curso de Verão “Oportunidades e Desventuras no espaço de Língua Portuguesa”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Desde 2011. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho
Desde 2001. Investigadora em Sociologia no CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (ex SociNova).
2001-2002. Apoio a projectos de investigação no CEOS – Centro de Investigação Sociológica da FCSH - Universidade Nova de Lisboa.
 
Filiações Institucionais
Internacionais:
2004-2009. Membro da Rede Europeia de Excelência IMISCOE – International Migration, Integration and Social Choesion, financiada pela União Europeia ao abrigo da prioridade 7 (Citizens and Governance in a Knowledge Based Society), do Sexto programa Quadro.
Desde 2003. Membro da Rede METROPOLIS – International forum for research and policy on migration, diversity and changing cities, financiada pela Fundação Luso-Americana.
Nacionais:
Desde fevereiro 2011. Membro da Plataforma de Intervenção integrada – Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal, criado no âmbito do Projecto EQUAL “Migrações e Desenvolvimento”.
Desde janeiro 2011. Membro do Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento (GTED), organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento).
 
Áreas de Investigação:
Comunidade Lusófona
Lusofonia
Produção cultural

Projectos

Publicações

16 de Abril 2015

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play