Investigador

Estudantes de doutoramento

Cristina Maria Leitão Duarte

Contacto: lduarte.cduarte@gmail.com

 

Qualificação académica

Mestrado (parte escolar) Estudos sobre a Mulher – As Mulheres na Sociedade e na Cultura pela FCSH/ UNL (2005).

Licenciatura em Sociologia pela FCSH/ UNL (1985).

 

Qualificação profissional

Desde 2006 é tutora do Instituto Camões, no curso de Pós-graduação (IC/ UA) «Cultura Portuguesa Contemporânea», no Módulo Design e Moda.
A 9 de Dezembro de 2006 a Rtp :2 apresentou o documentário «João Bénard da Costa – No tempo do cinema», com guião e entrevistas de Cristina L.Duarte, realização de José Carlos Santos e produção Panavídeo.

Desde 2005 é membro de Faces de Eva Estudos sobre a Mulher (FCSH/UNL).

Desde 2003 que colabora regularmente com o Centro de Arte e Comunicação Visual Ar.Co, no curso de Joalharia, como socióloga especialista em questões de moda e de género em conferência e/ou workshop sobre comunicação, arte, moda e género.

Desde 2001 é sócia gerente (e co-fundadora) de A Ventura Humana, uma empresa vocacionada para a concepção, planeamento, execução, adaptação, produção e edição de produtos e conteúdos audiovisuais e/ou multimedia.

Desde 1997 que é consultora e/ou assessora de imprensa na divulgação de vários acontecimentos artísticos, culturais e/ou científicos.

Desde 1987 que trabalha regularmente como autora, primeiro na imprensa, depois na rádio (1991) e na televisão (1994).
Nos anos lectivos de 1987/88 e 1988/89 leccionou as disciplinas de Sociologia da Moda e Traje Regional ao curso de Estilismo da escola Citem, em Lisboa.

Desde 1989 que realiza traduções para a Língua Portuguesa, a partir do Francês, Inglês e Italiano.

 

Investigação

Doutoranda em Sociologia (especialidade Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação) pela FCSH/UNL, e bolseira de investigação da FCT.

2010 – Co-coordenadora do cd-rom República & Republicanas, cuja edição por Faces de Eva/CESNOVA foi apoiada pela FCT.

2010 - Co-coordenadora de 4 Roteiros feministas na cidade de Lisboa, edição de Faces de Eva/CESNOVA e UMAR, integrada no projecto «Memória e Feminismos: as mulheres na cidade de Lisboa» que ganhou em Ex-aequo (com AMI) o Prémio Madalena Barbosa 2010. Apresentação de lançamento na CML, Salão Nobre, a 28.10.2010, pela jornalista São José Almeida, com a presença da Sra. Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, da Sra.Vereadora da Cultura Catarina Vaz Pinto, Prof.Zília Osório de Castro, Mestre João Gomes Esteves, e Dra.Manuela Góis.

2009 – Membro do grupo de trabalho de «Agenda Feminista 2010 – As mulheres e a República», edição Faces de Eva/CESNOVA e UMAR, integrada no projecto «Memória e Feminismos: as mulheres na cidade de Lisboa».

2009/10 - Co-orientadora da dissertação de Mestrado de Sandra Rodrigues, Mestre em Design de Moda, da FA/UTL),  fazendo parte do júri de avaliação da sua tese «Blogues: Moda e Identidade».

2009 - Coordenou a edição das Actas do Congresso Feminista 2008, publicadas pela associação UMAR em CD-ROM.

2008 – Participação no debate de encerramento da exposição «Jóias reais – joalharia contemporânea luso-brasileira», a 29 de Novembro, no Palácio Nacional da Ajuda (exposição integrada nas comemorações da transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil).

2008 -  Integrou a Comissão Organizadora do Congresso Feminista 2008 (realizado entre 26 e 28 de Junho, na FCG e na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa).

2007 – Conferência sobre «Pioneiros de Moda em Portugal», no curso promovido pelo Instituto Camões, Cultura e Artes do Portugal Contemporâneo, na Universidade de Santiago de Compostela (Julho).

2006 -  Professora convidada no Mestrado Design de Moda, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

2005 – Conferência «O tecido social e a moda», no seminário «A Criação Têxtil e de Moda e a Propriedade Intelectual», CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e de Vestuário de Portugal), Vila Nova de Famalicão (Março).

2005 – Participação em I Jornadas Arte e Moda, Universidade da Beira Interior, Covilhã, com a comunicação «Moda de autor: arte e sociedade».

 

Publicações

LIVROS

(2007) Trajes Regionais: Gosto Popular, Cores e Formas (CTT, Lisboa)

(2006) Moda Portuguesa (CTT, Lisboa)

(2004) Moda («O Que É», Quimera, Lisboa)

(2003) 15 histórias de hábitos – criadores de moda em Portugal (Quimera, Lisboa)

(2002) Ana Salazar – Uma Biografia Ilustrada (Temas e Debates, Lisboa)

 

CAPÍTULOS DE LIVROS

(2009) «Alice Moderno - Agosto», Agenda Feminista 2010, As mulheres e a República, edição Faces de Eva/UMAR, Lisboa, 2009 (Projecto «Memórias e feminismos – as mulheres na cidade de Lisboa», ed.Faces de Eva/Cesnova e UMAR

(2000) Anuário do Design Têxtil 2000, Centro Português de Design (CPD, Lisboa).
 

ARTIGOS

(2009) «Gisèle Pineau – Entrevista Faces de Eva estudos sobre a mulher, 22, Edições Colibri e Universidade Nova de Lisboa.

(2009) «Diálogos» (edição), Faces de Eva Nº21, ed.Colibri e UNL, Lisboa

(2008) Co-Coordenação da edição 20 da revista Faces de Eva.Estudos sobre a Mulher, UNL, Edições Colibri, (Capa: Simone de Beauvoir, com o apoio IFP), e «Ana Salazar – Pioneira» na mesma revista.

(2007) «Jane Gilmor – Entrevista», Faces de Eva nº18, ed.Colibri e UNL, Lisboa.

(2007) «Leituras», Faces de Eva nº17, ed.Colibri e UNL, Lisboa.
 

COMUNICAÇÕES

(2009) Actas do VI Congresso Português de Sociologia (2008), edição em cd-rom da Associação Portuguesa de Sociologia, Lisboa,

(2009) «Género, moda e feminismo», Jornadas de Antropologia, Sociedade, Saúde e Comportamentos», painel «Antropologia do Corpo, Moda e Valorização Social» (28.04)

(2009) Lançamento/apresentação das Actas do Congresso Feminista 2008, edição em cd-rom, UMAR, na Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa (29.06)

(1996) «Televisão: uma nova sociedade de interconhecimento?», Actas do II Congresso Português de Sociologia, edição em CD-ROM, APS, Lisboa.

(1990) Cristina Duarte, Eduarda Ferreira, «O Efémero como Factor Socológico e Cultural dos Anos 80» in A Sociologia e a Sociedade Portuguesa no Virar do Século, Actas do I Congresso Português de Sociologia, Volume II, Associação Portuguesa de Sociologia, Editorial Fragmentos, Lisboa.


RELATÓRIOS

(2009) Participação no Sistema Integrado de Informação e Conhecimento na área da Igualdade de Género (1ªfase).


WORKING PAPERS

Projectos
Em pesquisa, com a artista Inês Pais e a designer de moda Lara Torres projecto política das emoções.
Em pesquisa, com a artista Ana Fonseca projecto sobre arte e género.

Publicações
Em pesquisa, com a jornalista Maria Antónia Ascenção uma obra sobre o designer de moda Felipe Oliveira Baptista.

Projectos

Publicações

26 de Fevereiro 2013

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play