Investigador
Doutorados / Membros Associados
Maria do Carmo Cabrita Gregório
Contacto: carmogregorio@gmail.com
Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Rouen (2004)
Diploma Europeu de Especialização em Ciências da Educação pela Universidade de Estrasburgo (1992)
Licenciatura em Antropologia FCSH-UNL (1990)
Curso do Magistério Primário pelo Magistério Primário de Faro (1980)
Qualificação profissional
Investigadora intregrada do CesNova
Desde 2006 - Assessora do Conselho Nacional de Educação
2003-2006 - Membro da equipa de projecto sobre "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências", da Direcção Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação
1997-98 – Assessoria técnica do Grupo de Missão “Acreditação da Formação de Professores” do Ministério da Educação
1994-1997 - Representante, suplente, do Ministério da Educação no grupo de trabalho sobre Educação Ambiental da DGXI da Comissão Europeia
1994-1996 - Formadora no âmbito da formação contínua de professores na área da “pedagogia diferenciada”
1993-1997 - Membro da equipa de investigação sobre "Estratégias de Diferenciação Pedagógica" da Direcção de Serviços de Investigação e Inovação do Instituto de Inovação Educacional
1990-1991 - Membro da equipa de investigação sobre "Indicadores de Desempenho de Escolas" no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação
1983-1989 - Directora da Escola Primária nº 29 de Lisboa
1980-2008 - Professora do Ensino Primário
Investigação
Membro do Laboratório CIVIIC – Centre Interdisciplinaire de Recherches sur les valeurs, les idées, les identitées et les compétences en éducation et en formation – da Universidade de Rouen.
Membro do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.
Publicações
LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS
(2009). Irene Lisboa. HOUSSAYE, Jean (dir.) Femmes Pédagogues. Tome 2. Paris: Editions Fabert, pp. 337-369.
(2006). L´enseignement de la lecture et de l´écriture au Portugal (1850-1974). Trois facettes d´un rituel. Paris: L´Harmattan.
(1997). Relato de experiências no 1º ciclo. Diferenciação pedagógica no ensino básico: alguns itinerários. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, pp. 23-40.
(1994). Quando o teatro refaz o mundo. O Bando: monografia de um grupo de teatro no seu vigésimo aniversário. Lisboa: grupo de teatro “O Bando”, pp 217-228.
ARTIGOS
(2005). O ensino da leitura e da escrita de 1850 a 1974: o tempo e o modo da representação. Escola Moderna. Nº 25 (5ª série), pp. 37-44.
(2005). Les modes d´enseignement ou la manière de traiter la diversité à l´école. Penser l´Education. Nº 18.
(1995). Um processo de formação em contexto. Inovação, 8, 295-307.
OUTRAS PUBLICAÇÕES
(1991). Gabinete de Estudos e Planeamento. Monitorização das Escolas. Lisboa: GEP-ME.
(1991). Gabinete de Estudos e Planeamento. Roteiro de Informação de Escola. Lisboa: GEP-ME
COMUNICAÇÕES
(20.07.2005). “O ensino da leitura e da escrita em Portugal (1850-1974): o tempo e o modo da representação”. Conferência de abertura do XXVII Congresso do Movimento da Escola Moderna. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.L.
(8.06.2005) “Das práticas de cena ou do ensino como representação teatral." Mesa redonda sobre práticas de professores e professoras: textos imagens e sons no III Seminário Internacional – As redes de conhecimento e a Tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
(16.09.1996). “Estratégias de diferenciação pedagógica: uma experiência de formação em contexto”. II Congresso de Educação do Algarve. Faro: ESE-UA.
(8.12.1995). “Estratégias de Diferenciação Pedagógica: ensaio de intervenção-formação”. III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação sobre Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino. Lisboa: FPCE.
(17.11.1994). “A educação ambiental no sistema educativo português.” I Seminário europeu sobre Educação Ambiental (programa ARION). Vila Nova de Gaia.
(27.05.1994). "L´introduction de l´Education à l´environnement dans les curricula scolaires: les chemins de cette introduction et les possibilités d´une approche interdisciplinaire des problèmes environnementaux". Rencontre sur l´Education à l´environnement dans le cadre de la présidence Grecque de l´U.E. Klitoria (Grécia).
Projectos
Publicações
10 de Fevereiro 2014