Investigador

Doutorados / Membros Associados

Maria do Carmo Cabrita Gregório

Contacto: carmogregorio@gmail.com

 

Qualificação académica

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Rouen (2004)

Diploma Europeu de Especialização em Ciências da Educação pela Universidade de Estrasburgo (1992)

Licenciatura em Antropologia FCSH-UNL (1990)

Curso do Magistério Primário pelo Magistério Primário de Faro (1980)

Qualificação profissional

Investigadora intregrada do CesNova

Desde 2006 - Assessora do Conselho Nacional de Educação

2003-2006 - Membro da equipa de projecto sobre "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências", da Direcção Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação

1997-98 – Assessoria técnica do Grupo de Missão “Acreditação da Formação de Professores” do Ministério da Educação

1994-1997 - Representante, suplente, do Ministério da Educação no grupo de trabalho sobre Educação Ambiental da DGXI da Comissão Europeia

1994-1996 - Formadora no âmbito da formação contínua de professores na área da “pedagogia diferenciada”

1993-1997 - Membro da equipa de investigação sobre "Estratégias de Diferenciação Pedagógica" da Direcção de Serviços de Investigação e Inovação do Instituto de Inovação Educacional

1990-1991 - Membro da equipa de investigação sobre "Indicadores de Desempenho de Escolas" no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação

1983-1989 - Directora da Escola Primária nº 29 de Lisboa

1980-2008 - Professora do Ensino Primário
 
Investigação

Membro do Laboratório CIVIIC – Centre Interdisciplinaire de Recherches sur les valeurs, les idées, les identitées et les compétences en éducation et en formation – da Universidade de Rouen.

Membro do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.

Publicações

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

(2009). Irene Lisboa. HOUSSAYE, Jean (dir.) Femmes Pédagogues. Tome 2. Paris: Editions Fabert, pp. 337-369.

(2006). L´enseignement de la lecture et de l´écriture au Portugal (1850-1974). Trois facettes d´un rituel. Paris: L´Harmattan.

(1997). Relato de experiências no 1º ciclo. Diferenciação pedagógica no ensino básico: alguns itinerários. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, pp. 23-40.

(1994). Quando o teatro refaz o mundo. O Bando: monografia de um grupo de teatro no seu vigésimo aniversário. Lisboa: grupo de teatro “O Bando”, pp 217-228.

ARTIGOS

(2005). O ensino da leitura e da escrita de 1850 a 1974: o tempo e o modo da representação. Escola Moderna. Nº 25 (5ª série), pp. 37-44.

(2005). Les modes d´enseignement ou la manière de traiter la diversité à l´école. Penser l´Education. Nº 18.

(1995). Um processo de formação em contexto. Inovação, 8, 295-307.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

(1991). Gabinete de Estudos e Planeamento. Monitorização das Escolas. Lisboa: GEP-ME.

(1991). Gabinete de Estudos e Planeamento. Roteiro de Informação de Escola. Lisboa: GEP-ME
 
COMUNICAÇÕES

(20.07.2005). “O ensino da leitura e da escrita em Portugal (1850-1974): o tempo e o modo da representação”. Conferência de abertura do XXVII Congresso do Movimento da Escola Moderna. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.L.

(8.06.2005) “Das práticas de cena ou do ensino como representação teatral." Mesa redonda sobre práticas de professores e professoras: textos imagens e sons no III Seminário Internacional – As redes de conhecimento e a Tecnologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

(16.09.1996). “Estratégias de diferenciação pedagógica: uma experiência de formação em contexto”. II Congresso de Educação do Algarve. Faro: ESE-UA.

(8.12.1995). “Estratégias de Diferenciação Pedagógica: ensaio de intervenção-formação”. III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação sobre Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino. Lisboa: FPCE.

(17.11.1994). “A educação ambiental no sistema educativo português.” I Seminário europeu sobre Educação Ambiental (programa ARION). Vila Nova de Gaia.

(27.05.1994). "L´introduction de l´Education à l´environnement dans les curricula scolaires: les chemins de cette introduction et les possibilités d´une approche interdisciplinaire des problèmes environnementaux". Rencontre sur l´Education à l´environnement dans le cadre de la présidence Grecque de l´U.E. Klitoria (Grécia).

Projectos

    Publicações

    10 de Fevereiro 2014

     
     Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play