Investigador

Colaboradores

Maria Emília Triste Amoedo da Câmara Stone

Contacto: pmstone@netcabo.pt


Formação académica

Mestrado em História Cultural e Política pela FCSH da UNL (2000).

Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) (1987).

 

Qualificação profissional

Assistente no Departamento de História da UAL (1988-2008).

Leccionou o módulo "Portuguesas de Oitocentos: Alguns casos exemplares", do Seminário O Tempo das Mulheres, no Mestrado Estudos sobre a Mulher. As Mulheres na Sociedade e na Cultura, FCSH UNL (2004-2009).

Investigadora de Faces de Eva desde Janeiro de 2000.

Membro da redacção da Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher desde Janeiro de 2000.

Coordenadora, e autora de vários verbetes, do Dicionário no Feminino (Séculos XIX-XX), Lisboa, Horizonte, 2005.

Membro do projecto Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República, 2010.

 

Publicações

ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVROS

"Mercedárias da Caridade" e "Missionárias dos Pobres", Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, Lisboa, Gradiva, 2010.

"Isabel de Roxas e Lemos, la Reina Pamplona", capítulo 10 da obra Heroínas y Patriotas, Mujeres de 1808, Madrid, Cátedra, 2009.

"Maria Soares de Albergaria, uma portuguesa na Unificação italiana", Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, n.º 19, Lisboa, Colibri, 2008.

 

Comunicações

"Vivências monárquicas e católicas" Ciclo de Conferências Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1.ª República, Lisboa, Biblioteca Museu República e Resistência, Outubro de 2010.

"A imagem da mulher na ficção literátria anti-napoleónica", Seminário Internacional Cultura e História: Las mujeres durante la Guerra antinapoleónica de 1808 a 1814 en la Península Ibérica, Barcelona, Universidade Autónoma de Barcelona, Março de 2009.

"Condessa de Subserra, a legionária condenada ao garrote", Congresso Histórico Olhão, o Algarve & Portugal no Tempo das Invasões Francesas, Olhão, Novembro de 2008.

"Mulheres desconhecidas da História e da historiografia: Maria José Canuto e Mariana da Fonseca Dinne", II Curso Livre Falar de Mulheres História e Historiografia, Lisboa, FCSH-UNL, Maio de 2003.

Projectos

    Publicações

    16 de Janeiro 2013

     
     Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play