Investigador

Antigos colaboradores

Maria Margarida Castro Neves Mascarenhas Caeiro

Contacto: mmargaridacaeiro@gmail.com

Maria Margarida Castro Neves Mascarenhas Caeiro, licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1986, onde se destacou especialmente no estudo da época Moderna, sob a perspectiva cultural e das mentalidades. Movida pelo interesse em aprofundar os seus conhecimentos inscreveu-se, nesse mesmo ano, no Mestrado de História Moderna, onde teve oportunidade de privar com especialistas de História de Portugal.

Como resultado final desta experiência apresentou a dissertação de Mestrado intitulada Concepções da Vida e da Morte no Portugal Filipino uma Contribuição para a História das Mentalidades entre 1580 e 1640, em Novembro de 1990, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

As outras culturas sempre a fascinaram, e por isso estuda a língua e cultura francesas, tendo obtido o Diploma Superior de Estudos Franceses Modernos da Alliance Française.

A par da investigação científica desenvolve, desde 1987, actividade docente no Ensino Básico e Secundário, sendo professora do Quadro de Nomeação Definitiva na disciplina de História. Em 1992/1993 concluiu o Curso de Pós-graduação em Ciências de Educação.

Nos últimos anos deu ênfase à investigação da História Moderna de Portugal, tendo-se vindo a especializar na área de História das Mentalidades, e mais especificamente em Estudos Sobre as Mulheres. Numa trajectória definida, encontra-se a gizar uma tese de doutoramento em torno da morte feminina.

Investigadora integrada do CESNOVA.

Projectos

    Publicações

    05 de Março 2014

     
     Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play