Investigador

Colaboradores

Natividade da Conceição André Monteiro

Contacto: nati.monteiro@netcabo.pt


Licenciada em História e mestra em Estudos sobre as Mulheres, é professora de História e investigadora de Faces de Eva-SOCINOVA da Universidade Nova de Lisboa e do CEMRI da Universidade Aberta.

É membro dos órgãos sociais da APH - Associação de Professores de História e sócia da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.
 
Faz parte do Conselho Redactorial da Revista Faces de Eva e do jornal Ecos da Marofa. 
 
Tem trabalhos publicados em revistas e sites nacionais e estrangeiros sobre temas relevantes para a educação histórica, patrimonial, museológica e artística do Ensino Básico e Secundário, assim como outros, destinados a professore/as, sobre recursos educativos inovadores, no âmbito das novas tecnologias da informação e comunicação. 
 
No âmbito dos Estudos sobre as Mulheres, tem publicado livros e artigos e participado em Congressos, Seminários, Encontros e Colóquios sobre feminismo, educação e cidadania na 1ª. República. Tem coordenado exposições e ciclos de conferências dedicados a biografias e percursos de mulheres republicanas e feministas.  
 
Publicações (Últimos anos)
 
“Maria Veleda (1871-1955)”, Colecção Fio de Ariana, Nº. 1, Lisboa, CIDM, 2004.
 
“Maria Veleda”, catálogo da Exposição “Maria Veleda, Lisboa, Museu República e Resistência, Câmara Municipal de Lisboa, CIDM, 2005.
 
“Maria Veleda no labirinto «espiritualista», místico e esotérico”, Revista Faces de Eva, nº. 15, Lisboa, Colibri, 2006, pp. 83-109.
 
“Educação, solidariedade e cidadania no feminino, sob a égide da República”, (Separata) Boletim da Associação dos Pupilos do Exército, Ano LXII-Nº. 203, Outubro-Dezembro de 2006, Lisboa, APE, 2006.
 
“Maria Veleda – Uma professora feminista, republicana e livre-pensadora”, O longo caminho das mulheres. Feminismos 80 anos depois (org.) Lígia Amâncio, Manuela Tavares, Teresa Joaquim, Teresa Sousa de Almeida), Lisboa, Edições Dom Quixote, 2007, pp. 170-184.
 
“Maria de Lourdes Paes da Franca” (Pioneiras), Revista Faces de Eva, nº. 20, Lisboa, Edições Colibri, 2008, pp. 139-146. 
 
“O Debate em torno da Tese «Feminismo” no I Congresso Nacional do Livre-Pensamento em 1908”, in AA.VV., Quem tem medo dos Feminismos? Actas do Congresso Feminista 2008, Vol. II, Funchal, Nova Delphi, 2010,  pp. 101-110. 
 
“As Mulheres e a República - Agenda Feminista 2010” (Co-autoria), UMAR - Faces de Eva- CESNOVA,Lisboa, 2009.   
 
“Pela Pátria e pela República. As Mulheres Republicanas na 1ª. Guerra Mundial”, in Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª. República”, Pinto, Teresa (Coord.), Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República – Biblioteca-Museu República e Resistência, 2010, pp. 69-80.
 
“Mulheres e República- Da investigação à divulgação científica”, in Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na 1ª. República”, Pinto, Teresa (Coord.), Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Grupo de Trabalho para as Comemorações Municipais do Centenário da República – Biblioteca-Museu República e Resistência, 2010, pp. 15-16.
 
“Falar de Mulheres e da República”, Diálogos, (co-autoria) in Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, nº. 24, Ano 2010, Lisboa, Edições Colibri, 2010, pp. 139-150.
 
Roteiros Feministas na Cidade de Lisboa, Vol. 1, (co-autoria), Lisboa, UMAR, Faces de Eva-Cesnova, 2010.
 
Colaboração no jornal bi-mensal Ecos da Marofa, com artigos sobre a História das Mulheres na 1ª. República.
 
No Prelo
 
Várias entradas no Dicionário no Feminino II Vol., das quais se destacam: “A ASA”;  “Berta de Castro e Maia”; “Centro Espiritualista «Luz e Amor»”; “Maria Carolina Frederico Crispin”; “Núcleo Feminino de Assistência Infantil da Junta Patriótica do Norte”; “O Futuro”.
 
Consulte aqui o curriculum

Projectos

    Publicações

    26 de Fevereiro 2013

     
     Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play