Investigador

Doutorados / Membros Associados

Sandra Maria Fonseca Leandro

Contacto: sandraleandro7@gmail.com

 

Qualificação académica

Doutoramento em História da Arte pela FCSH-UNL (2008).

Mestrado em História da Arte pela FCSH-UNL (1999).

Licenciatura em História, variante de História da Arte pela FCSH-UNL (1995).

 

Qualificação profissional

Desde 2011 – Directora-Adjunta do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora.

Desde 2010 – Directora-Adjunta da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Desde 2009 - Professora Auxiliar do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora.

2008-2009 – Docente na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

2008-2009 - Conferencista das sessões «Exemplos de Determinação: as Mulheres nas Artes Visuais» do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

2005-2006 - Realizou trabalho de investigação para a elaboração do catálogo do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Câmara Municipal de Cascais.

2005 - Docente no Curso Reescrever a Cidade. Centro Cultural de Belém.

2005-2006 – Docente da cadeira de Linguagens da Criatividade no Curso de Mestrado de Património Cultural. Universidade Católica Portuguesa.

2003-2005 - Docente em parceria com a Prof. Escultora Clara Menéres da cadeira de Linguagens da Criatividade no Curso de Mestrado de Património Cultural. Universidade Católica Portuguesa.

2004 - Docente no Curso de Arte em Portugal nos séculos XIX e XX. Centro Cultural de Belém.

Desde 2001 – Docente da Universidade de Évora.

2000-2004 – Docente do ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências.

Tem comissariado exposições entre as quais Lino António (1898-1974) e Redes sem mar: 12 Tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre; 12 Fotografias e um Vídeo da Colecção Millennium bcp.

Pertenceu ao Gabinete de Extensão Cultural e Científica da Biblioteca Nacional.

Membro do Fórum Educação para a Cidadania.

 

Investigação

(em curso) – Pertence ao Projecto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal da Linha Museum Studies do IHA – Instituto de História da Arte da FCSH-UNL.

(em curso) – Pertence ao Projecto Dicionário dos Antis – CLEPUL.

(em curso) – Pertence ao Projecto Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.) – IADE.

Pertenceu ao Projecto As Mulheres na I República. Faces de Eva – CESNOVA. FCSH-UNL.

Pertenceu ao Projecto Dicionário no Feminino. Faces de Eva – Centro de Estudos sobre a Mulher. FCSH-UNL.

Pertenceu ao Projecto Sena Freitas. UCP.

Pertenceu ao Projecto Património.

 

Publicações

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

(no prelo) «Boa figura, má figura, sem figura: mulheres artistas no tempo da I República».

(2010) «O Leão Negro» in Columbano. Lisboa: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea; Leya.

(2010) «Para que serve o juízo? Crítica, critério, críticos e artistas no final do século XIX» in Arte portuguesa do século XIX: 1850-1910. Lisboa: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea; Leya.

(2010) «Confirmar a tragédia: Soares dos Reis, Desterrado e «tudo»…» in Arte portuguesa do século XIX: 1850-1910. Lisboa: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea; Leya.

(2010) «Academias de Belas-Artes e reformas do ensino em Portugal»; «Gabriel Pereira»; «Joaquim de Vasconcelos» in 100 anos de património memória e identidade: Portugal 1910-2010. Lisboa: IGESPAR.

(2010) «Vasos comunicantes: Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) e José Queirós (1856-1920)» in A cerâmica portuguesa da Monarquia à República. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo.

(2010) «Opus Dei»; «Salesianas» in Dicionário histórico das Ordens e instituições afins em Portugal. Lisboa: Gradiva.

(2010) Redes sem mar: 12 Tapeçarias da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre; 12 Fotografias e 1 Vídeo da Colecção Millennium bcp. Lisboa: Fundação Millennium bcp, 2010.

(2010) Coordenou em parceria com Maria do Céu Borrecho a revista Faces de Eva. Lisboa: UNL; Colibri. N.º23 (2010).

(2010) «Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): um homem contra mitos, lendas e dogmas». In Catálogo da Exposição organizada por ocasião do Colóquio Internacional Carolina Michaëlis e Joaquim de Vasconcelos. Porto: Câmara Municipal do Porto.

(2009) «Da Torre de S. Sebastião ao Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães» in Roteiro do Museu Condes de Castro Guimarães. Cascais: CMC; MCCG.

(2008) «Fora do Casulo: José Malhoa em torno de Figueiró dos Vinhos» in José Malhoa, 1855-1933: a exaltação da luz. Figueiró dos Vinhos: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

(2008) «Luz sobre Luz: José Malhoa (1855-1933)» in José Malhoa. Milano; Lisboa: Franco Maria Ricci; Arting Editores.

(2008) «Como Leoas: as Senhoras Artistas do Grupo do Leão» in Falar de Mulheres: História e historiografia. Lisboa: Livros Horizonte.

(2008) «Rir de quê? A caricatura anticlerical no tempo de Sena Freitas» in Homem de palavra: Padre Sena Freitas. Lisboa: Roma Editora.

(2007) Coordenação do livro Seminários de Estudos de Arte: Estados da Forma I. Évora: Edições Eu é que Sei!; Centro de História da Arte e Investigação Artística. Artigo: «Teoria e Crítica de Arte em Portugal no final do século XIX....».

(2007) «O mito do recriador: Luciano Freire e os trabalhos de conservação e restauro da “Pintura Antiga”» in 40 anos do Instituto José de Figueiredo. Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro.

(2007) «Invisíveis e intangíveis nos Estudos de Arte: João Couto e o Laboratório Científico» in 40 anos do Instituto José de Figueiredo. Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro.

(2007) Redigiu 542 entradas de unidades de património do Distrito de Lisboa in Portugal Património. Lisboa: Círculo de Leitores, 2007. Vols. VI, VII.

(2006) «Um riso fácil? A caricatura anticlerical de Rafael e Gustavo Bordalo Pinheiro» in Incidências anticlericais. Aveiro: Universidade de Aveiro.

(2005) «Ver num instante: um, meio e multidão» in Joshua Benoliel 1873-1932 repórter fotográfico. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.

(2005) Redigiu as seguintes entradas «Emília Adelaide dos Santos Braga», «Francisca Joyce Munró», «Genoveva de Lima Mayer Ulrich - Veva de Lima», «Helena Georgina Bachelay Gomes», «Helena Roque Gameiro», «A Ilustração Feminina» «Josefa Garcia Sáez Greno», «Mamia Roque Gameiro», «Maria Augusta Bordalo Pinheiro», «Maria Guilhermina da Silva Reis», «O progresso», «Raquel Roque Gameiro», «A voz feminina», «Sofia Martins de Sousa», «Zoé Batalha Reis» para o Dicionário no Feminino. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

(2004) «História, teoria e crítica de arte em Portugal no final do século XIX». In II Congresso Internacional de História da Arte 2001: Portugal: encruzilhada de culturas, das artes e das sensibilidades – actas. Coimbra, Almedina.

(2002) Coordenou em parceria com José Eduardo Franco a revista Faces de Eva. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2002).

(1998) Coordenação e redacção de artigos para o catálogo Lino António (1898-1974). Leiria: Câmara Municipal de Leiria, 1998.

(1994) Artigos em colaboração com o Dr. José António Falcão no catálogo Esplendor e deleite: uma visão da Casa dos Patudos. Santo Tirso: Museu Municipal Abade Pedrosa.

(1989) Realizou a antologia de críticas cinematográficas para o catálogo Ciclo de Cinema Português. Amadora: Câmara Municipal da Amadora.

 

ARTIGOS

«Memória das Exposições Temporárias do Museu Industrial e Comercial do Porto». Museologia. N.º4, (2010).

«Estados da forma V: (Seminários) de Estudos de Arte IV». Revue. N.º8. Évora: Universidade de Évora, (Nov. 2007).

«Sete voltas e meia à Terra: Portugal Património – um guia-inventário». Revue. N.º 7. Évora: Universidade de Évora, (Jun. 2007).

«”Metáforas do coração” – Josefa Greno (1850-1902), Fanny Munró (1846-1926), Joana Vasconcelos (1971) – mulheres artistas». Letras: revista da Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro. N.º24, (2007).

«”Metáforas do coração”: corações ao alto na Arte Contemporânea». Revista Lumen. N.º 30. São Paulo: UNIFAI, (Maio-Ago., 2006).

Entrevista, em parceria com a Arq.ª Elisabeth Évora Nunes a Irisalva Moita in Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º16. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, 2006.

«Seminários de Estudos de Arte – Estados da Forma III». Revue. N.º4. Évora: Universidade de Évora, (Nov. 2005).

Entrevista, em parceria com a Arq.ª Elisabeth Évora Nunes, à pintora Maria Keil in Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º13. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2005).

«Seminários de Estudos de Arte – Estados da Forma I - 2003». Revue. N.º1. Évora: Universidade de Évora, (Nov. 2004).

Recensão crítica do livro Cineastas portuguesas 1874-1956 para o Boletim do Núcleo de Estudos de História da Mulher. Nº5, (Mar. – Set. 2004).

«Celebrar Portugal: algumas manifestações artísticas nos centenários de 1880 e de 1882». Alameda. N.º1. Lisboa: Instituto Superior de Educação e Ciências, (Maio 2004).

«Pinturas palaceanas: historicismo, fantasia e encenação». Monumentos. N.º20, (Mar. 2004). Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

«Fontes para o esquecimento de um (des)gosto estético». Oblivium. Universidade de Évora / Sociedade Nacional de Belas-Artes, 2003. Jornal da Exposição do Museu do Esquecimento.

«O trágico destino de Josefa Greno (1850-1902)». Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º9. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2003).

Recensão crítica na revista universitária Faces de Eva: estudos sobre a mulher. Nº8. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2002).

Entrevista à Sr.ª Directora do Instituto Português de Museus Professora Doutora Raquel Henriques da Silva; recensão crítica na revista universitária Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º7. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2002).

Recensão crítica na revista universitária Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º6. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2001).

Recensão crítica na revista universitária Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º5. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2001).

Entrevista a Jutta Burggraf, notícias e recensão crítica na revista universitária Faces de Eva: estudos sobre a mulher. N.º4. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2000).

Entrevista, em parceria com Dr.ª Margarida Caeiro, a Maria Elisa e recensão crítica na revista Faces de Evaestudos sobre a mulher. N.º3. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa; Colibri, (2000).

 

COMUNICAÇÕES

(13. 01. 2011) «As Leoas do Grupo do Leão», Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea. Lisboa, Janeiro 2011.

(11. 03. 2011) «Évora: Menina dos Olhos», Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Grupo Português de Glaucoma. Évora, Março 2011.

(04. 11. 2010) «Sempre às ordens? Imagens? Caricaturas?». Colóquio Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, Novembro 2010.

«Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) e o Museu Industrial e Comercial do Porto». Instituto dos Museus e da Conservação – Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa, Maio 2010.

«Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): historiador, crítico de arte e museólogo». Faculdade de Letras da Universidade do Porto / Fundação Eng.º António de Almeida. Porto, Novembro de 2009.

«Josefa Greno». XVI Cursos Internacionais de Verão de Cascais. Centro Cultural de Cascais. Cascais, Junho de 2009.

«Um Paraíso à Boca do Inferno: Da Torre de S. Sebastião ao Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães». Museu Condes de Castro Guimarães. Cascais, Abril 2009.

«Arte e natureza». Universidade de Évora. Évora, Novembro 2008.

«Fora do Casulo: José Malhoa em torno de Figueiró dos Vinhos». Clube Figueiroense – Casa da Cultura. Figueiró dos Vinhos, Outubro 2008.

«Aceito coroas para depor sobre mim: coroas e resplendores no tempo da Expansão». Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Lisboa, Maio 2008.

«Arte e Identidade». Fundação Eugénio de Almeida. Évora, Fevereiro 2008.

«Mulheres artistas: alguns percursos deslembrados» Seminário do Mestrado de Artes Visuais Intermedia da Universidade de Évora. Évora, Junho de 2007.

«Metáforas e representações do coração na Arte Moderna e Contemporânea – Partes I, II e III» na Universidade de Évora. Évora, Junho de 2007.

«A noite liberta as flores: jardins e paraísos na Arte Contemporânea» no Congresso Internacional Jardins do Mundo. Funchal, Maio de 2007.

«Metáforas do coração: Parte II – Corações ao Alto na Arte Contemporânea» na Faculdade de Belas-Artes do Porto. Porto, Abril de 2006.

«Metáforas do coração: Josefa Greno (1850-1902) e Fanny Munró (1846-1926) – mulheres artistas» na Faculdade de Belas-Artes do Porto. Porto, Dezembro de 2005.

«Matacrónicas e criadores de opinião: a crítica de arte em Portugal no final do século XIX» na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Lisboa, Novembro de 2005.

«Memória de um desencontro: os Teoremas para o estudo da história da arte na península e especialmente em Portugal de Joaquim de Vasconcelos» no III Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte. Porto, Novembro de 2004.

«Patrimónios pouco visíveis: as pintoras Josefa Greno (1850-1902) e Fanny Munró (1846-1926)» no III Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte. Porto, Novembro de 2004.

«Clube das Omissas: Senhoras Artistas do final do século XIX» na Universidade de Évora. Évora, Março de 2004.

«Como Leoas: as Senhoras Artistas do Grupo do Leão» na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Maio de 2003.

«O Projecto Sena Freitas em marcha - a exposição» na Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, Maio de 2003.

«Algumas práticas do design em Portugal» em parceria com a Designer Mafalda Matias no Instituto Superior de Educação e Ciências. Lisboa, Maio de 2003.

«Apontamentos sobre a intervenção estética do P. Sena Freitas - a exposição» na Universidade Católica Portuguesa. Lisboa, Junho de 2002.

«Teoria e Crítica de Arte em Portugal no final do século XIX» na Faculdade de Belas-Artes do Porto. Porto, Abril de 2002.

«História, teoria e crítica de arte em Portugal no final do século XIX» no II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte. Porto, Novembro 2001.

«”Ser Português” na Teoria, na Crítica e na Arte no Final do século XIX» na Universidade de Évora. Évora, 2001.

«A Pintura tradicional da Coreia» na Faculdade de Ciências Sócias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 1995.

«A Música tradicional da Coreia» na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 1990.

Projectos

    Publicações

    26 de Fevereiro 2013

     
     Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play