Investigador

Estudantes de doutoramento

Maria João Burnay de Lancastre Lourenço

Contacto: mjburnay@gmail.com


Qualificação académica

Doutoranda em Sociologia na FCSH-UNL (2010-2013)

Mestre em Ciências Antropológicas pelo ISCSP–UTL (1997)

Licenciatura em Antropologia pelo ISCSP-UTL (1992)

  

 

Qualificação profissional

Desde 2010 – Subdirectora do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

2009-2010 – Vogal do Conselho de Administração do Polis Litoral da Ria de Aveiro, Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro.

2009-2010 – Vogal do Conselho de Administração da Fundação para a Valorização Ambiental das Salinas do Samouco.

2009 – Coordenadora técnica dos cursos de Ecoturismo promovidos pela Liga para a Protecção da Natureza

2007-2010 – Directora do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas Zonas Húmidas, no Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

2007-2010 – Membro do Conselho Coordenador de Avaliação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

2007-2010 – Presidente da Comissão Paritária, no Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

2006 a 2007 – Directora da Reserva Natural do Estuário do Tejo, no Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

2006-2007 – Presidente da Comissão Mista de Coordenação da elaboração do Plano de Ordenamento e Gestão da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

2006-2007 – Membro da delegação portuguesa na presidência da UE, para os assuntos da Convenção da Diversidade Biológica (CBD), do regime jurídico internacional do ABS – “Acesso e partilha de benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos” e do artº 8º (j) – “Protecção ao conhecimento, inovações e práticas das populações indígenas e comunidades locais, com estilos de vida tradicionais relevantes para a conservação da natureza e a utilização sustentável da biodiversidade”.

2006 – Membro da delegação portuguesa à 8ª COP (Conferência das Partes) da Convenção sobre Diversidade Biológica.

2006 – Representante da delegação portuguesa na 4ª reunião do Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre “Acesso e partilha de benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos (ABS)”, da CBD.

2006 - Representante da delegação portuguesa na 4ª reunião do Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre o artº 8º (j), da CBD.

2004 – Fundadora e primeira presidente da ATECO – Assciação Portugusa de Turismo Sustentável e Ecoturismo.

2003-2005 – Directora do Departamento de Estudos e Projectos, da Turismo de Natureza, SA.

2002 – Comissão organizadora do Congresso Internacional de Ecoturismo, Alcanena, Portugal

2002 – Membro do grupo (internacional) de revisão das “guidelines” sobre Turismo Sustentável, no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica.

2001-2002 – Vice-Presidente do Instituto da Conservação da Natureza

2001-2002 – Presidência da Comissão Nacional da Reserva Ecológica Nacional (CNREN).

2000-2004 – Perita em turismo sustentável e em ecoturismo

2000 – Membro da delegação portuguesa à 5ª COP (Conferência das Partes) da Convenção da Diversidade Biológica (CBD). Responsável pelos temas da utilização sustentável dos componentes da diversidade biológica, incluindo o turismo; artº 8 (j) e ABS.

2000 – Membro da delegação portuguesa na 1ª reunião do Grupo de Trabalho Ad-hoc Inter-sessional sobre o artº 8 (j), na 5ª COP/CBD

2000 – Coordenação das reuniões (contact group) com os delegados dos EM da UE, no tema “utilização sustentável, incluindo o turismo”, na 5ª COP/CBD

2000 – Coordenação (chair) da sessão da UE com os representantes dos povos indígenas, no âmbito do artº 8 (j), na 5ª COP/CBD.

1998-2010 – Assistente Convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa

1998-2002 – Representante na EUROPARC para as questões da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas.

1998 – Membro do Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado do Ambiente para a análise à proposta da “Lei de Bases do Ordenamento do Território e do Urbanismo”.

1996-2006 – Professora Adjunta do Instituto Politécnico Internacional, da Universidade Internacional.

1995-1998 – Responsável pelo desenvolvimento de uma política de turismo sustentável/turismo de natureza para as Áreas Protegidas, no Instituto da Conservação da Natureza.

1992-1995 – Representante da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano em 13 Comissões Técnicas de Acompanhamento de Planos Directores Municipais.

1987-1991 – Coordenadora do Gabinete de Relações Públicas da Direcção-Geral do Ordenamento do Território.

 

  

 

Investigação

(em curso) – Doutoranda em Sociologia, a desenvolver projecto sobre “Gestão de áreas protegidas, governança e participação”.

1998-1999 – Coordenação do estágio “Proposta de Carta de Aptidão Turística do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”. (protocolo ICN/CRUP)

1997-2009 – Orientação de dezenas de seminários de investigação das licenciaturas e mestrados de que foi docente.

1997-1999 – Coordenação de 2 estágios “Contributos para a elaboração da Carta Europeia de Turismo Sustentável para o Parque Natural da Serra de S. Mamede”. (protocolo ICN/CRUP)

1996-1997 – Dissertação do mestrado em ciências antropológicas, “Turismo e Desenvolvimento. As Áreas Protegidas e o Desafio da Sustentabilidade”.

1995-1996 – Coordenação do “Estudo Caracteriológico das Populações do Parque Natural da Serra de S. Mamede”. (protocolo ICN/CRUP)

1991 – Seminário de Investigação da licenciatura em antropologia, “As Áreas Protegidas e o Desenvolvimento em Meios Rurais”.

  

 

Publicações

2010 - Entrevista publicada na “Infotejo 3”, bolhetim informativo da ARHTejo, sobre o “Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo”.

2009 - “A Reserva Natural do Estuário do Sado. O Alentejo conhece as suas duas únicas reservas naturais?”, Revista Alentejo

2009 - “A Gestão de Áreas Classificadas do Estuário do Tejo: RNET, SIC e ZPE”, revista Tágides, Ed. da ARHTejo.

2008 - “A Reserva Natural do Paul do Boquilobo. Uma perspectiva de gestão para o futuro”, Ed. AGROTEJO, União Agrícola do Norte do Vale do Tejo-

2007 - Entrevista ao Jornal Sem + da Região de Setúbal sobre a “Gestão de Áreas Classificadas Zonas Húmidas”.

2007 - “Plano de Ordenamento da RNET”, Boletim da AML Estuarium, ed. da Grande Área Metropolitana de Lisboa, 1º semestre, de 2007

2006 - “O Turismo Sustentável e o Turismo de Natureza. Constrangimentos e Oportunidades” in Revista Turismo & Desenvolvimento, edição Universidade de Aveiro.

 2005 - Entrevista publicada no Jornal “Água e Ambiente”, sobre a questão orçamental e orgânica do Instituto da Conservação da Natureza, na qualidade de ex-Vice-Presidente do ICN e como Presidente da ATECO.

2005 - Contributo (“workshop” fechado) para a publicação “Reinventando o Turismo em Portugal. Estratégia de desenvolvimento turístico português no 1º quartel do século XXI”, Confederação do Turismo Português, promovido pela SaeR.

2004 - Entrevista publicada no jornal da Quercus, sobre o Plano de Desenvolvimento do Turismo e questões relacionadas com a política de turismo.

2004 - Artigo na revista LIBERNE intitulado “O Programa Nacional de Turismo de Natureza. Uma análise crítica ou Ainda vamos a tempo!”na qualidade de Presidente da ATECO – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e Ecoturismo.

2004 - Encontro TERN – Livro de Actas.

2004 - “Análise de desafectações da reserva ecológica nacional”. artigo em co-autoria publicado na revista LIBERNE.

2004 - “Turismo de Natureza”, Comunicação publicada no Livro de Actas Instituto de Turismo de Portugal,

2004 - Comunicação publicada nas actas do encontro promovido pela FORMEZ, Centro di Formazione e Studi e pelo CAIMED, Centro per l’Innovazione Amministrativa nella Regione dell’Euro-Mediterraneo em Nápoles.

1995 - "As Áreas Protegidas e o Desenvolvimento em Meios Rurais", Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa

1992 – 2003:

 - O Turismo de Natureza” in Floresta e Ambiente, Revista de Divulgação Técnica, trimestral, nº 46.

 - “Programa Nacional de Turismo de Natureza” in Revista do Ambiente, revista trimestral do Ministério de Ambiente, nº 10.

- “Entre a Miragem e a nova Imagem”, in Alqueva, Centro do Mundo, Actas da 8ª Edição dos Encontros de Monsaraz.

- Co-autora do texto do folheto - “Plano Estratégico da Área do Parque Natural da Serra de S. Mamede. Programa Nacional de Turismo de Natureza”, ed. DGT/ICN.

- “Áreas Protegidas” in Floresta e Ambiente, Revista de Divulgação Técnica, trimestral, nº 44.

- Recensão do livro - "Os marisqueiros de Vila do Bispo. Ensaio Etnográfico", de Carlos Manuel Maximiano Baptista, ed. Algarve em Foco, Faro, 1995 - in Gazeta da Terra, Jornal  mensal.

- "Só um lamiré sobre os PDM", in Gazeta da Terra, Jornal mensal.

- "Projecto para os Parques Naturais. Em Busca da Memória Viva com a Museologia da Paisagem", entrevista concedida ao jornal diário Correio da Manhã.

- "As Áreas Protegidas. Aspectos legislativos", in Floresta e Ambiente, Revista de Divulgação Técnica, trimestral, nº 25.

- "O Ambiente e os Direitos do Homem", in Ambitur Magazine, nº 1, suplemento bimensal do jornal mensal Ambitur.

- "O Desenvolvimento em meios rurais e as áreas protegidas" in Solidariedade Rural, Jornal mensal, nº 79.

- "O Ambiente e os Direitos do Homem", in Floresta e Ambiente, Revista de Divulgação Técnica, trimestral, nº 19.

- "O Ambiente e os Direitos do Homem", in Solidariedade Rural, Jornal mensal.

- "O Desenvolvimento em Meios Rurais e as Áreas Protegidas", in Floresta e Ambiente, Revista de Divulgação Técnica, trimestral, nº 17.

- 12 artigos publicados na revista Gentes&Viagens.

  

 

Comunicações

2007 -2010:

- Comunicação “Gestão de Áreas Protegidas”, I Semana do Ambiente da Golegã Organização Câmara Municipal da Golegã, Auditório Eng. Ricardo Magalhães, Equuspolis, Golegã.

- Comunicação na sessão de abertura do Seminário “Zonas Húmidas e Sítios Ramsar em Portugal, promovido pelo GEOTA, Caldas da Rainha.

- Comunicação na sessão de abertura da apresentação do projecto “Museus Naturais”, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.

- Comunicação sobre as Zonas Húmidas em Portugal e a Gestão do Departamento, no âmbito de uma visita técnica à Reserva Natural da Camargue, a convite da Fundação Tour du Valat, para troca de experiências e apresentação do trabalho desenvolvido no ICNB, neste tema.

- Participação no Workshop promovido pela ARHCentro “Gestão da Ria de Aveiro – medidas prioritárias do âmbito de responsabilidade da ARH do Centro, I.P.”.

 - “A gestão das áreas classificadas do Estuário do Tejo: RNET, SIC e ZPE”, na Sessão de Debate sobre o Plano de Ordenamento do Estuário do Tejo, promovido pela ARHTejo.

- “ Das Convenções à gestão local e efectiva. Um desafio para todos nós!” Por ocasião do Dia Mundial do Mar, subordinado ao tema “Alterações Climáticas: um desafio também para a IMO” a convite da APSS- Administração do Porto de Sesimbra e de Setúbal.

- Comunicação “O Antropólogo e as Políticas Ambientais”, no Seminário sobre “Ser Antropólogo em Portugal”, promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa

- Moderadora e relatora do painel “Questões significativas para os Planos de gestão de RH”, nas jornadas sobre “O Planeamento Hidrológico e as Alterações Climáticas no Contexto Transfronteiriço”, promovidas pela Comissão para a Aplicação e Desenvolvimento do Convénio de Albufeira (CADC), tendo proporcionado e orientado uma visita à RNET, no final dos trabalhos.

1997-2006:

- “A Declaração da Lousã para o Turismo Sustentável”, Fórum de Turismo, Lousã

- “O Alqueva numa perspectiva do Ecoturismo – Um Turismo Sustentável”, 15ª Edição dos Encontros de Monsaraz.

- Co-apresentação da comunicação “Nature Tourism. The Portuguesa Aproach”, no Reisepavillon (Feira de Ecoturismo), em Hannover, Alemanha, no Tourism Fórum – International.

- “O Turismo Sustentável. Constrangimentos e Oportunidades”. Congresso Turismo de Montanha, Lousã.

- Comunicação no Workshop Internacional: “ Creation of a network – “Med-AINST” in “Sustainable tourism and best practices in the western Mediterranean” Nápoles.

- “Reflexões e enquadramento do turismo sustentável”. Conferência “Turismo Sustentável – o caso do Alqueva”, Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

Projectos

    Publicações

      14 de Janeiro 2013

       
       Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play