Investigador
Doutorados / Membros Associados
Maria Alexandra Gomes Machado Leandro
Contacto: leandro.alexandra@gmail.com
Formação académica
Licenciatura em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluída em Janeiro de 1996 com informação final de 16 valores. No âmbito da cadeira de Seminário, do 4.º e último ano da licenciatura, elaborou monografia de fim de curso inscrita na área da Antropologia Jurídica, relativa ao tema Crimes de Injúrias e Difamação, tendo obtido a classificação de 19 valores.
Mestrado em Antropologia, especialidade em Patrimónios e Identidades, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Em 3 de Outubro de 2006, foi-lhe concedido o grau de mestre em Antropologia, com a classificação de Muito Bom, pela Discussão e Defesa das Provas de Mestrado da Dissertação “A 1ª Escola de Alistados Femininos da P.S.P.. Género, Poder, Identidade”, sob a orientação da Professora Doutora Graça Índias Cordeiro.
Doutoramento em Antropologia no ISCTE/IUL, tendo ficado aprovada com distinção nas provas de doutoramento realizadas em 17 de Dezembro de 2013 da tese “Limites, desordens e mediações. Uma etnografia em espaço escolar”, desenvolvida sob a orientação da Professora Doutora Graça Índias Cordeiro, e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da concessão de uma bolsa individual de doutoramento (SFRH / BD / 39456 / 2007).
Projectos
Publicações
Itinerários sensíveis do campo: duas experiências pessoais na construção de etnografias
A Escola Policiada: Construções e (des)construções de um ideal securitário
Coping with diversity in urban schools: do “powerful" teachers need to be empowered?”
Desordem, violência(s) e indisciplina(s) nas escolas contemporâneas: ansiedades republicanas
Diversidade cultural nas escolas: uma ponte para novos (des)encontros?
Homens e mulheres polícias. Observações no contexto de uma esquadra
Piores Formas de trabalho infantil: percursos de vida e contextos de intervenção
Problemas na construção de memórias profissionais: um exercício comparativo
Space, Body and Movement: thinking about power and emotions in school
Transição para o 5.º ano: expectativas e impossibilidades num território problemático
“We like to fight”: performing and ordering conflict and violence within school
26 de Junho 2014