Publicação - Os Caminhos do Poder no Feminino - Detalhes

Referência Bibliográfica:

Tese de Mestrado em Ciência Política

Edna Sofia Falorca da Costa, Os Caminhos do Poder no Feminino, Outubro de 2010

Orientador: Professor Pedro Tavares de Almeida

 

Resumo: A dissertação debruça-se sobre a sub-representação feminina no poder político, focando essencialmente o caso português e o bloco regional no qual Portugal se insere, a União Europeia.

Numa primeira abordagem, procurou-se explorar as premissas doutrinais de conceitos basilares a este estudo, como democracia, paridade e representatividade, evidenciando tanto os fatores que influenciam a participação feminina nos órgãos de poder, como as estratégias de incrementação mais relevantes.

Num segundo momento, a análise foi direcionada para o caso português, mais especificamente para a evolução da representação feminina nos vários níveis de poder político desde 1974, assim como para as mudanças legislativas que têm presidido a esta discussão, protagonizada essencialmente pelos partidos políticos.

Por fim, o último capítulo, um Estudo de Caso sobre o Partido Social Democrata, procura analisar a evolução ideológica do PSD assim como a sua praxis política no que toca à eleição de representantes do sexo feminino, explorando as estratégias adotadas pelas diferentes lideranças desde a fundação do partido até aos dias de hoje. Paralelamente, procedeu-se à análise da evolução da representação feminina ao nível dos órgãos partidários – nacionais e distritais de Lisboa e Porto – da Assembleia da República, do Parlamento Europeu, do poder local, bem como dos Governos liderados pelo PSD.

Autor: Edna Sofia Falorca da Costa
Outros autores:
Ano: 2013
Tipo de publicação: Teses
Actividade correspondente CESNova:
 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play