Publicação - Percursos Escolares Genderizados: discursos sobre a escolha da Educação Diferenciada por Género - o caso de estudo de um colégio de rapazes em Lisboa - Detalhes

Referência Bibliográfica:

Feijão, João (2013), Percursos Escolares Genderizados: discursos sobre a escolha da Educação Diferenciada por Género - o caso de estudo de um colégio de rapazes em Lisboa, Dissertação de Mestrado em Sociologia, especialidade em Políticas Publicas e Desigualdades Sociais apresentada à FCSH-UNL sob a orientação do Prof. Doutor Sérgio Grácio

 

Resumo:

As políticas educativas dos anos ‘80 vêm alterar as relações entre a família-escola, atribuindo maior poder de participação escolar às famílias, especialmente no que concerne à escolha da escola para os filhos no mercado educativo. Contudo, operam-se neste mercado desigualdades de seleção devido à desigual qualidade das escolas e aos desiguais recursos das famílias. Nesta dissertação procuramos perceber o que leva algumas famílias em Portugal a escolherem colégios com educação diferenciada por género, um modelo educativo em voga no período do Estado Novo mas que foi extinto das escolas públicas depois de 1974. Dos únicos quatro colégios existentes na atualidade em Portugal centrámo-nos nos dois que se situam em Lisboa. Contudo, algumas limitações no decurso da investigação levaram-nos ao foco no colégio masculino. Tendo como população-alvo os alunos que se encontram no 9º ano de escolaridade, tentamos compreender quem são as suas famílias, o que as moveu a escolherem um colégio com este modelo em detrimento de um colégio com outro modelo ou de uma escola pública. Procuramos também compreender como é que os jovens/alunos relatam a sua vivência num colégio de rapazes, a perceção dos seus pares de fora do colégio sobre esta experiência e de que forma tudo isso é marcante para o momento em que se encontram – o 9º ano, momento crucial de escolhas em matéria de carreira escolar. 

Autor: João António Monteiro Feijão
Outros autores:
Ano: 2013
Tipo de publicação: Teses
Actividade correspondente CESNova:
 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play