Workshops CESNOVA

Ocorrem bimensalmente às segundas-feiras e são divulgados por via electrónica.

Têm como objectivos dar a conhecer e debater investigações em curso ou recentemente concluídas por investigadores do CESNOVA, colaboradores e/ou convidados e divulgar instrumentos e procedimentos (científicos e não científicos) que facilitem e contribuam para melhorar a actividade de investigação, deixando também lugar ao debate quanto à sua natureza e utilização.

Os workshops podem ser de vários tipos: apresentação de projectos individuais de doutoramento; apresentação de projectos individuais de pós-doutoramento; apresentação de projectos colectivos; apresentações e/ou debates em torno instrumentos e práticas de pesquisa mas também apresentações e/ou debates  em torno de estudos de caso ou problemáticas teóricas.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


 

 


 


 

workshops

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cartaz

cartaz

 

workshops

 

resumo dos workshops de janeiro

 

 

CARTAZ WORKSHOPS CESNOVA

 poster dos workshops de janeiro

 

cartaz workshops dezembro

Cartaz dos workshops de Novembro

 

CARTAZ WORKSHOPS CESNOVA SETEMBRO 2011

  

Workshops em Junho e Julho 2011:

27 de Junho de 2011    ·    17:00-18:00    ·    Sala 1.04 Ed. ID

Ângela Sofia Benoliel Coutinho, Investigadora de Pós-Doutoramento no CESNOVA

O recrutamento da elite parlamentar e local no arquipélago de Cabo Verde, da independência até à actualidade (1975 – 2008)
Neste estudo, propomo-nos analisar o recrutamento da elite parlamentar e local em Cabo Verde, desde a independência até aos dias de hoje, e também tendo em atenção as mudanças políticas ocorridas no arquipélago, nomeadamente a mudança do regime de partido único para o multipartidário. De 1975 a 1991, o PAIGC, depois PAICV foi o único partido no poder. Em 1991, com a mudança para o multipartidarismo, o MPD venceu as eleições e desde 2001 o PAICV voltou a subir ao poder. Tendo já realizado um estudo sobre o recrutamento ministerial no arquipélago, interessar-nos-á igualmente proceder a um estudo comparativo sobre os critérios de recrutamento de todas estas elites políticas desde a independência até à actualidade.


 
4 de Julho de 2011    ·    17:00-18:00    ·    Sala 1.04 Ed. ID

Rachel Almeida, Investigadora de Pós-Doutoramento no CESNOVA
 
O percurso dos diplomados empreendedores: um estudo sobre inserção profissional de diplomados portugueses
Este projeto de pesquisa se insere no âmbito do estudo “Percursos de inserção dos licenciados: relações objectivas e subjectivas com o trabalho” (CESNOVA-UNL - PTDC/CS-SOC/104744/2008); estudo que almeja, em linhas gerais, construir um modelo de análise e desenvolver instrumentos metodológicos que permitam às instituições de ensino superior portuguesas avaliar de forma sistemática as trajetórias profissionais dos seus diplomados. Ancorando-se no modelo citado e na base de dados (ambos em construção), este projeto de pós-doutoramento tem como objetivo central compreender em profundidade o percurso percorrido, atualmente, por parte dos jovens diplomados portugueses, aqui denominados como diplomados empreendedores. Nesse percurso encontram-se tanto profissionais autônomos, quanto gestores que ocupam altos cargos em grandes empresas, como também pequenos empresários, tradicionais ou empreendedores sociais. O que os une nesse conjunto é justamente aquilo que diferencia este tipo de percurso dos demais percursos trilhados pelos outros diplomados, ou seja, a incorporação de forma muito latente do chamado novo espírito do capitalismo e de um habitus empreendedor.

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play