Notícias

CESNOVA publica na Revista Internacional 'Children, Youth and Environments'

 

Artigo "Childhood, Urban and Territory: Children´s Perceptions of Place and Violence in Public Housing Neigborhoods in Portugal"

Pela investigadora do CESNOVA Maria João Leote.

 

 

"Como é que as crianças compreendem a influência da comunidade e do local nas formas de violência que identificam nos seus bairros?" é a questão colocada pela investigadora Maria João Leote.

Para responder a esta questão, entre final de 2005 e início de 2009 a investigadora realizou um estudo de caso, de base etnográfica e tendo como ponto de partida a voz das crianças, em seis bairros localizados na zona metropolitana de Lisboa.

A maioria das crianças queixam-se sobre as suas condições de vida nestes bairros, descrevendo como a segregação social, étnica e espacial os afetou. No final do estudo concluiu-se que, para várias crianças, a delinquência assume um carácter funcional e instrumental. Esta "normalização" da violência afeta a forma como se relacionam com o espaço que habitam e reduz a sua perceção da seriedade das consequências dos seus atos violentos. Desta forma, alguma crianças deixam de ser apenas vítimas mas também agentes de violência, quando ainda muito jovens.

Este artigo integra o Volume 23 desta Revista Internacional, cujo resumo está disponível em http://www.jstor.org/action/showPublication?journalCode=chilyoutenvi

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Menos de 40% dos artigos submetidos a avaliação pelo painel de revisão foram selecionados para publicação.

A Revista Internacional 'Children, Youth and Environments' é a publicação líder mundial para as notícias sobre crianças, jovens e seus ambientes. Endossado pela ONU-Habitat e guiado por um distinto Editorial Painel de Revisão, esta publicação é um recurso  online, que suporta a partilha de conhecimentos entre fronteiras disciplinares e nacionais.

Com leitores em mais de 160 países, esta revista possibilita p acesso fácil a artigos de investigação, análises em profundidade , relatórios de campo e resenhas críticas.

Para aceder à edição atual e todas as edições anteriores, desde 1984, clique aqui .

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play