Apresentação


Este grupo de trabalho combina as actividades previamente desenvolvidas pelo SociNova em quatro linhas de investigação, assim como as levadas a cabo por Faces de Eva - Estudos Sobre s Mulheres.

O nosso principal objectivo é, por um lado, procurar reforçar um projecto comum dentro do grupo, articulando as diferentes linhas de pesquisa, e, por outro lado, tentar articular o trabalho com outros grupos de trabalho do CesNova. Neste sentido, os nossos objectivos estratégicos podem ser definidos como:

1) Desenvolver de um conjunto de actividades internacionais através da colaboração com instituições de renome internacional, ao nível da investigação e produção do conhecimento científico com um elevado impacto sobre o apoio à tomada de decisão e definição de políticas nacionais e internacionais, particularmente sobre "violência de género" (nomeadamente através do RC51 da ISA - Sociocybernetics, do qual fazemos parte);

2) Desenvolver investigação aplicada e fundamental, com uma perspectiva interdisciplinar, e metodologias em áreas estratégicas e inovadoras no panorama nacional e internacional, que apoiam a pesquisa aplicada realizada nas unidades que compõem o grupo. Neste nível, as áreas de investigação, como "a tomada de decisões num contexto de risco ", "sociologia das emoções" e "violência de género" devem ser destacadas;

3) Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da violência doméstica e de género;

4) Continuar o sucesso da formação de jovens investigadores e para melhorar a articulação da investigação (processo e resultados) com o ensino em vários níveis actualmente activos na FCSH - Pós-Doc, Doutoramento, Mestrado e Licenciatura;

5) Reforçar a divulgação dos resultados da investigação, através de publicação em papel e em suporte digital;

6) Reforçar a produção do conhecimento e a divulgação dos resultados, através da organização de debates e conferências relevantes para o desenvolvimento das linhas de investigação.

Para atingir estes objectivos gerais, vamos desenvolver várias actividades em diferentes áreas, continuando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo há mais de 15 anos.

A fim de contribuir para a formação de estudantes e investigadores em temas específicos, nomeadamente em estudos de género, violência doméstica, sociologia das emoções e tomada de decisão em contexto de risco, vamos continuar a promover o mestrado em “Estudos Sobre as Mulheres” e a organizar seminários sobre temas específicos ao nível do Doutoramento e outros cursos de pós-graduação. Também nestas áreas, continuaremos a promover conferências e outras reuniões científicas, de modo a contribuir para o debate nacional e internacional sobre estes assuntos.

O grupo de trabalho também está comprometido com a divulgação do conhecimento científico através de diferentes tipos de publicações. A revista “Faces de Eva” dedicada à disseminação do conhecimento em estudos sobre as mulheres, tem uma edição semestral que se encontra indexada ao Latindex e conta com um comité científico para a revisão dos trabalhos propostos. Por outro lado, vamos continuar a publicar e incentivar a publicação de livros e artigos em revistas científicas, não só para o público académico, mas também para o público em geral, de forma a a contribuir para a aproximação entre a academia, os decisores políticos e a comunidade em geral.

A colaboração com outras universidades nacionais e internacionais e investigadores (como o caso de Jack Barbalet, em que a sua participação na investigação conjunta foi um trunfo muito importante para o trabalho na área da sociologia das emoções e da tomada de decisão em contextos de risco) materializa-se não só na organização de seminários e publicações, mas também na apresentação de projectos de investigação.

Existirá também um reforço do grupo de pesquisa interdisciplinar (ERA - Racionalidade emoção e acção, fundada em 2007 com a colaboração de investigadores nacionais nas áreas de Economia e Matemática da Universidade Nova de Lisboa, e investigadores internacionais nas áreas da Sociologia das Emoções e Neurociências), onde já foram preparados alguns projectos de investigação que foram propostos para financiamento.

Estão também a ser desenvolvidos outros projectos nas áreas do desenvolvimento sustentável e da educação.

O grupo de trabalho também irá continuar o trabalho realizado em projectos de investigação, tais como: "Rupturas, emoções e sentimentos e as desigualdades de género (PIHM/VG/0134/2008)", que é um projecto que visa revelar as emoções sociais (tais como vergonha e culpa) que funcionam como inibidores para o fim das relações conjugais violentas; construção e publicação de indicadores na área da igualdade de género, com base no desenvolvimento do sistema integrado de informação e conhecimento (SIIC) utilizados para apoiar a definição, monitorização e avaliação das políticas públicas, e também para promover o conhecimento científico e o apoio à tomada de decisões, bem como para incentivar o envolvimento de todos os actores sociais sobre esta matéria.
 

 
 Level A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Acessibilidade[D] Concepção e desenvolvimento: Plug & Play